» Polícia
Operação em Murici flagra caça ilegal e venda de espécie ameaçada de extinção
Operação em Murici flagra caça ilegal e venda de espécie ameaçada de extinção
Uma operação de fiscalização realizada na última sexta-feira (16/1), em Murici, revelou uma série de crimes ambientais e mobilizou o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). As ocorrências foram registradas a partir de denúncias e encaminhadas ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de União dos Palmares para os procedimentos legais.
Na zona rural do município, as equipes apuraram informações sobre caça predatória e chegaram até uma propriedade onde foram encontrados apetrechos utilizados na prática ilegal, além de uma espingarda calibre 32. No local, também foi apreendido um tatu abatido e munições. O proprietário da fazenda foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos.
Em outro ponto da área rural, os policiais se depararam com indivíduos em atitude suspeita que fugiram ao perceber a aproximação da fiscalização, embrenhando-se na vegetação. Durante as buscas, foi localizada uma espingarda de seta, aparentemente adulterada, calibre 22, acompanhada de munições. Apesar das diligências, ninguém foi preso nessa ocorrência.
Já no perímetro urbano de Murici, a operação se concentrou no Mercado da Tapioca, onde foi identificada a comercialização irregular de caranguejo guaiamum, espécie ameaçada de extinção e com venda proibida pela legislação ambiental. O BPA confeccionou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), enquanto o Ibama lavrou o auto de infração e o termo de apreensão, aplicando a multa prevista em lei.
Ao todo, foram apreendidos 60 caranguejos guaiamum, todos abaixo do tamanho mínimo permitido de sete centímetros, sendo 40 fêmeas e 20 machos. Após os procedimentos administrativos, os crustáceos foram devolvidos à natureza e soltos em local ambientalmente adequado.
» MAIS LIDAS
-
1
"CEMITÉRIO" DE AMBILÂNCIAS
Parlamentar expõe abandono de ambulâncias em Rio Largo e critica gestão Paulo Dantas
-
2
PORTO REAL DO COLÉGIO
Quatro homens são presos por destruir mureta da BR-101 em Alagoas
-
3
POLÍCIA
Chacina: quatro homens são mortos a tiros dentro de residência em Ipioca
-
4
MAIS DE 20 VÍTIMAS
Suspeito de golpes com carros e desmanche ilegal é preso em Maceió
-
5
POLÍCIA
Homem é preso por porte ilegal de arma no Conjunto Nova Esperança, em União dos Palmares