» Sociedade

Feriado de São Sebastião fecha agências do INSS em cidades de Alagoas nesta terça-feira (20)

Limoeiro de Anadia, Passo de Camaragibe, Porto Calvo e São Sebastião estão entre os municípios alagoanos sem atendimento presencial; serviços digitais seguem disponíveis

Feriado altera funcionamento dos bancos no país - Fotos: Valter Campanato/Agência Brasil

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas para atendimento presencial nesta terça-feira (20) em mais de 90 municípios brasileiros em razão do feriado municipal de São Sebastião. Em Alagoas, a data é celebrada oficialmente em Limoeiro de Anadia, Passo de Camaragibe, Porto Calvo e São Sebastião, onde não haverá funcionamento das unidades da Previdência Social.

Apesar da suspensão do atendimento presencial nessas localidades, o INSS informou que os canais remotos seguem operando normalmente. Os segurados podem acessar mais de 100 serviços por meio do aplicativo e do site Meu INSS, além da Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado.

O feriado de São Sebastião é adotado por municípios que têm o santo como padroeiro e também impacta cidades de outros estados. Entre elas estão capitais como Rio de Janeiro (RJ) e Boa Vista (RR), além de diversos municípios da Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, estados do Sudeste, Norte, Sul e Centro-Oeste.

Além do feriado desta terça-feira, o INSS também anunciou que, em todo o país, as agências permanecerão fechadas nos dias 28, 29 e 30 de janeiro para a realização de melhorias nos sistemas previdenciários, sob responsabilidade da Dataprev. Durante esse período, os serviços digitais do Meu INSS e da Central 135 ficarão indisponíveis a partir das 19h do dia 27 até o dia 31 de janeiro.

Segundo o instituto, a modernização tem como objetivo aumentar a estabilidade, a segurança e a eficiência dos serviços. Para reduzir os impactos à população, atendimentos extras foram realizados no último fim de semana e também estão previstos para os dias 24 e 25 de janeiro, com a finalidade de antecipar agendamentos e compensar a paralisação temporária. Nos casos em que o segurado prefira atendimento em dia útil, o INSS informou que garantirá o reencaixe.