» Sociedade
Ministério da Educação divulga resultado da primeira chamada do Prouni 2026
Maior edição do programa oferece mais de 594 mil bolsas em instituições privadas de ensino superior
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta terça-feira (3/1), o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao primeiro semestre de 2026. A consulta está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, onde os candidatos podem verificar a situação da inscrição.
Considerada a maior edição da história do programa, o Prouni 2026 disponibiliza 594.519 bolsas, sendo 274.819 integrais, que cobrem 100% da mensalidade, e 319.700 parciais, correspondentes a 50% do valor do curso. As oportunidades estão distribuídas em instituições privadas de ensino superior de todo o país.
Os estudantes pré-selecionados devem comprovar as informações declaradas no ato da inscrição entre os dias 3 e 13 de fevereiro, diretamente na instituição em que foram aprovados. A entrega da documentação pode ser feita de forma presencial ou por meio eletrônico, conforme orientação de cada faculdade ou universidade. As instituições são responsáveis por informar, em seus sites oficiais, os canais e procedimentos para o envio dos documentos.
O MEC informou ainda que o resultado da segunda chamada será divulgado em 2 de março, com prazo de comprovação documental entre os dias 2 e 13 do mesmo mês. Já os candidatos que não forem selecionados nas chamadas regulares poderão manifestar interesse na lista de espera nos dias 25 e 26 de março, também pelo portal oficial. A relação dos convocados estará disponível a partir de 31 de março.
Além disso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) passou a disponibilizar, na Página do Participante, a declaração que comprova o atendimento aos requisitos para certificação do ensino médio. O documento possibilita a pré-matrícula de estudantes aptos a ingressar no ensino superior por meio do Prouni, do Sisu ou do Fies, desde que cumpridos os critérios e prazos definidos pelas instituições.
Criado em 2004, o Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, sendo voltado a estudantes brasileiros que ainda não possuem diploma de nível superior. O programa realiza seleções duas vezes ao ano e é considerado uma das principais políticas de acesso ao ensino superior no país.
» MAIS LIDAS
-
1
CAPOTAMENTO
Autoridades confirmam 15 mortes em acidente com ônibus de romeiros na AL-220
-
2
ALAGOAS
Capotamento de ônibus com romeiros deixa mortos e feridos no Sertão de Alagoas
-
3
ENTENDA
Corre o risco do Nubank deixar de existir? Veja a resposta
-
4
SÃO JOSÉ DA TAPERA
Governo de Alagoas decreta luto oficial de três dias após tragédia na AL-220
-
5
EDUCAÇÃO
Inscrições para o Fies 2026 seguem abertas a partir desta terça-feira (3)