» Sociedade

VÍDEO: Iteral aponta avanços nas tratativas envolvendo área da Usina Laginha para assentamento de famílias

Segundo Jaime Silva, diálogo com a família de João Lyra e apoio do Estado podem viabilizar novos assentamentos, dependendo de sinalização do Governo Federal

Usina Laginha - Fotos: Reprodução/Cana Online

O presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Silva, afirmou que existem avanços nas tratativas envolvendo áreas da antiga Usina Laginha e a possibilidade de assentamento de famílias ligadas a movimentos sociais no estado. Segundo ele, o diálogo com representantes da família de João Lyra tem contribuído para a construção de soluções voltadas à reforma agrária.

Durante entrevista ao portal O Alagoano, ao comentar o cenário atual das negociações, Jaime destacou o relacionamento institucional e o interesse das partes em viabilizar a destinação de terras. “Olha, eu fiz questão de público, de dizer da boa relação que existe o Estado com a família de João Lyra, ou seja, com a massa valida. Não tenho dificuldade nenhuma.”

O gestor também afirmou que já existe uma área reservada para futuros assentamentos e que o processo depende agora de etapas administrativas e da sinalização do Governo Federal para liberação de recursos. “Tenho conversado com a família, com a representância da família também, e nós temos hoje uma área reservada para assentar essa família. Então cho que tem um avanço muito grande. Primeiro, tem a terra, a família não se opõe e temos recursos através do crédito fundiário dependendo apenas da sinalização do Governo Federal.”

Segundo o presidente do Iteral, a iniciativa representa uma oportunidade de ampliar políticas públicas voltadas ao acesso à terra, fortalecer comunidades rurais e contribuir para o desenvolvimento social e econômico no campo alagoano.

Confira a reportagem na íntegra: