» Sociedade

Segurança Pública recomenda mudança de data para clássico entre CSA e CRB durante o Carnaval

Reunião com clubes e federação aponta impossibilidade de policiamento no jogo previsto para o dia 14, devido ao emprego total do efetivo nas festividades

Segurança das semifinais do Campeonato Alagoano 2026 é discutida em reunião - Fotos: Ascom SSP-AL

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) se reuniu, na manhã desta segunda-feira (9/2), com representantes do Centro Sportivo Alagoano (CSA), do Clube de Regatas Brasil (CRB) e da Federação Alagoana de Futebol (FAF) para discutir o esquema de segurança do primeiro jogo das semifinais do Campeonato Alagoano 2026. A partida estava inicialmente marcada para o próximo sábado (14), no Estádio Rei Pelé, em Maceió.

Durante o encontro, a SSP informou que o efetivo da Polícia Militar estará integralmente mobilizado nas operações de segurança relacionadas aos festejos de Carnaval, que começam na sexta-feira (13) e seguem até a Quarta-feira de Cinzas (18). Com isso, foi considerada inviável a realização do clássico na data prevista, já que eventos esportivos de grande porte exigem planejamento específico e grande número de policiais.

As autoridades destacaram que a prioridade do período será garantir a segurança da população em todas as regiões do estado durante as festividades. Também foram apresentadas alternativas de datas para a realização da partida em momento posterior, quando houver condições operacionais adequadas para assegurar o policiamento necessário dentro e fora do estádio.

Durante a reunião, equipes operacionais e de inteligência detalharam a estratégia normalmente utilizada no chamado “Clássico das Multidões”, ressaltando que a maior parte das ocorrências costuma acontecer no entorno do estádio, o que exige reforço significativo de efetivo e planejamento antecipado.

Ao final do encontro, ficou definido que a nova data do jogo será discutida entre os clubes e a Federação Alagoana de Futebol, levando em consideração as orientações técnicas apresentadas pela Secretaria de Segurança Pública, para que o confronto ocorra com garantia plena de segurança para torcedores, equipes e população em geral.