» Polícia
Operações resultam em apreensão de armas, resgate de aves e autuações por crimes ambientais em Alagoas
Ações do Batalhão de Polícia Ambiental ocorreram em Mapeió e municípios do interior, com foco no combate à caça ilegal, queimadas e cativeiro irregular de animais silvestres
O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) intensificou fiscalizações em diversas regiões de Alagoas durante o fim de semana, com ações que resultaram no resgate de animais silvestres, apreensão de armas utilizadas em caça predatória e autuações por infrações ambientais previstas na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). As operações ocorreram tanto na capital quanto em cidades do interior.
As diligências começaram na sexta-feira (6), durante a Operação Onda Verde, voltada ao combate ao cativeiro ilegal de aves. Na zona rural de Arapiraca, equipes resgataram 14 pássaros silvestres. Em Joaquim Gomes, outras nove aves foram localizadas em situação irregular e, em uma terceira ocorrência no mesmo dia, mais cinco animais foram apreendidos, totalizando 28 resgates. Em todos os casos, os responsáveis não possuíam autorização dos órgãos competentes nem anilhas de identificação, o que levou à lavratura de Termos Circunstanciados de Ocorrência com base no artigo 29 da legislação ambiental.
No sábado (7), as equipes atuaram em diferentes frentes. Em Maceió, fiscalizações em feiras livres nos bairros da Levada e Tabuleiro dos Martins resultaram na apreensão de oito pássaros. Já em Maribondo, um homem foi autuado após ser flagrado provocando queimada em área de vegetação. Ainda no mesmo dia, durante ação contra a caça predatória em Joaquim Gomes, foram apreendidas sete armas de fogo.
As atividades foram concluídas no domingo (8), com patrulhamentos em Maceió, Teotônio Vilela e Junqueiro. Nessas localidades, os policiais identificaram a posse irregular e tentativa de comercialização de mais 20 aves silvestres, com registro dos respectivos procedimentos legais.
Todos os animais resgatados foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Ibama), onde passam por avaliação veterinária antes de possível reintrodução ao habitat natural.
» MAIS LIDAS
-
1
CAPOTAMENTO
Autoridades confirmam 15 mortes em acidente com ônibus de romeiros na AL-220
-
2
ALAGOAS
Capotamento de ônibus com romeiros deixa mortos e feridos no Sertão de Alagoas
-
3
ALAGOAS
Polícia Civil instaura inquérito para apurar acidente com ônibus de romeiros na AL-220
-
4
SÃO JOSÉ DA TAPERA
Governo de Alagoas decreta luto oficial de três dias após tragédia na AL-220
-
5
EDUCAÇÃO
Inscrições para o Fies 2026 seguem abertas a partir desta terça-feira (3)