» Sociedade

Audiência pública discute abastecimento de água e serviços de esgoto em conjunto residencial de Rio Largo

Reunião conduzida pelo MPAL reuniu moradores, empresas responsáveis e autoridades para esclarecer contrato de concessão e buscar soluções para demandas da comunidade

eunião conduzida pelo MPAL reuniu moradores, empresas responsáveis e autoridades - Fotos: Assessoria

As condições do fornecimento de água e dos serviços de esgotamento sanitário no Conjunto Teotônio Vilela, em Rio Largo, foram tema de uma audiência pública promovida pelo Ministério Público de Alagoas (MPAL), após inspeções realizadas no local em 30 de janeiro de 2026. O encontro ocorreu última na quinta-feira (5/2), na associação de moradores do residencial, e contou com a presença da promotora de Justiça Louise Teixeira, representantes da BRK e da Casal, Polícia Militar, lideranças comunitárias e residentes.

A iniciativa teve como principal objetivo aproximar a instituição da comunidade e garantir o Direito à Informação, com esclarecimentos sobre o contrato de concessão firmado entre o Estado e as empresas responsáveis pelos serviços de água e esgoto. Durante a reunião, moradores apresentaram questionamentos, enquanto a empresa concessionária detalhou seu plano de ação e o andamento das medidas previstas.

Ao avaliar o encontro, a promotora destacou a importância do diálogo direto com a população e o acesso transparente às informações sobre os serviços públicos essenciais. “O momento serviu para aproximar os laços, fazer valer o direito à informação, bem como para levar informações sobre o contrato de concessão para fornecimento de água que é um direito garantido por lei, ao reconhecê-lo como necessidade essencial. O momento foi, de fato, para tirar dúvidas com o MP, bem como uma oportunidade para a BRK mostrar seu plano de ação e prestar suas justificativas quanto ao trâmite desse processo, como o que já foi feito, o que está inacabado, previsão de tempo para solução dos problemas que afligem a população local”, afirma.

Após a audiência, a promotora também realizou visita ao Conjunto Bosque das Palmeiras, onde apurou denúncias semelhantes às apresentadas pelos moradores do Teotônio Vilela. Segundo o Ministério Público, a regularização e a melhoria dos serviços são fundamentais para garantir qualidade de vida, saúde pública e preservação ambiental para a população de Rio Largo.