» Sociedade
Alagoas tem inscrições abertas para o programa Jovem Senador 2026; saiba quem pode participar
Concurso de redação voltado a estudantes da rede pública selecionará representante do estado para semana legislativa em Brasília
Estudantes do ensino médio da rede pública em Alagoas já podem participar da edição 2026 do Programa Jovem Senador e Jovem Senadora Brasileiros. A iniciativa promove um concurso de redação que seleciona um representante de cada estado para vivenciar, em Brasília, a rotina do Poder Legislativo e discutir propostas voltadas à sociedade.
Neste ano, o tema da redação é “Democracia nas redes sociais: como construir um debate saudável”. Os interessados têm até 17 de abril para produzir o texto e participar do processo seletivo, que começa dentro das próprias escolas.
A participação ocorre em etapas. Primeiro, cada unidade escolar escolhe a melhor redação entre seus estudantes. Em seguida, os trabalhos selecionados são enviados para a Secretaria de Estado da Educação, responsável por definir os finalistas que representarão Alagoas na fase nacional. O Senado Federal faz a escolha final do estudante que participará da etapa presencial.
O autor da redação vencedora no estado garantirá vaga na Semana de Vivência Legislativa, programada para ocorrer entre os dias 17 e 21 de agosto de 2026, na capital federal. Durante o período, os estudantes acompanham atividades parlamentares, participam de debates, simulam votações e podem apresentar sugestões que, posteriormente, podem ser transformadas em projetos de lei.
Podem concorrer alunos matriculados no ensino médio da rede pública que tenham até 19 anos completos até 31 de dezembro de 2026. As redações precisam ser produzidas no ambiente escolar, sob orientação de um professor responsável.
Além da experiência educacional e política, o programa também garante toda a logística para o estudante selecionado e seu professor orientador, incluindo transporte, hospedagem e alimentação durante a estadia em Brasília.
Ao longo das edições anteriores, o projeto já mobilizou milhões de jovens em todo o país, incentivando a reflexão sobre cidadania, participação política e construção de ideias voltadas ao fortalecimento da democracia. Em Alagoas, as escolas seguem com o cronograma de divulgação e preparação dos estudantes para a produção das redações nas próximas semanas.
» MAIS LIDAS
-
1
VEJA VÍDEO
Crime? Prefeita distribui dinheiro durante o carnaval em Porto Calvo
-
2
CARNAVAL 2026
Tudo Azul celebra 82 anos e reafirma força no Carnaval do interior
-
3
POLÍTICA
Sem teto? Cobertura onde Collor cumpre pena em Maceió vai a leilão
-
4
ENTENDA
Corre o risco do Nubank deixar de existir? Veja a resposta
-
5
CARNAVAL 2026
Maior bloco de bairro de União, Coisas da Vida anima Costa e Silva neste domingo