» Sociedade
Imposto de Renda 2026 traz novas regras e altera limites de obrigatoriedade
Mudanças incluem atualização de valores, restituição em menos lotes e novas exigências sobre ganhos e declaração de dados
A declaração do Imposto de Renda 2026 apresenta mudanças nos critérios de obrigatoriedade. Quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 35.584 em 2025 deve declarar. O limite anterior era de R$ 33.888.
Na atividade rural, o teto de receita bruta subiu para R$ 177.920. Já a restituição será paga em quatro lotes, com expectativa de que a maioria dos contribuintes receba nos primeiros repasses.
Outra novidade é a restituição automática de até R$ 1.000 para contribuintes não obrigados a declarar, desde que atendam critérios da Receita Federal, como CPF regular e chave Pix vinculada.
Também passam a ser obrigatórios os impostos sobre ganhos com apostas, com alíquota de 15%. A declaração pré-preenchida terá mais dados, incluindo informações de saúde, dependentes e novos campos sociais.
» MAIS LIDAS
-
1
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Resultado para deputado estadual em Alagoas nas Eleições 2026: votos e eleitos
-
2
FIM DE CICLO
Entenda o que motivou o fim do casamento de Thiago Lacerda e Vanessa Lóes após mais de duas décadas
-
3
eleições 2026
Eleitor que não vota nem justifica pode pagar multa; veja o valor em 2026
-
4
BANCADA FEDERAL
Resultado para deputado federal em Alagoas nas Eleições 2026: votos e eleitos
-
5
BETS PROIBIDAS
Bets serão bloqueadas a partir de 6 de outubro; veja até quando sacar o saldo