» Sociedade

Câmara de Maceió aprova proibição de som alto sem fones de ouvido nos ônibus

Nova medida legislativa foca no bem-estar dos passageiros e no controle de ruídos no transporte

Medida abrange desde aparelhos de som até celulares sem o uso de fone de ouvido - Fotos: Idalecio Lucas/Ascom SMTT

Os vereadores de Maceió aprovaram na quarta-feira (10) o projeto de lei que veda o uso de aparelhos sonoros em modo viva-voz dentro do transporte público. A proposta abrange celulares e caixas de som.

Segundo informações da Câmara Municipal, o texto do vereador Allan Pierre determina que os passageiros utilizem fones de ouvido para evitar a perturbação no ambiente.

A relatoria do comitê de saúde tratou o controle de poluição sonora como medida de saúde pública. O parecer aponta que ruídos intensos em locais fechados causam estresse e fadiga.

A regulamentação segue para o plenário da Câmara. A fiscalização e as campanhas educativas devem orientar os usuários sobre as novas regras operacionais.