» Sociedade
Quarta etapa de vacina contra a peste suína clássica vai até o dia 15 de julho
Mais de 69 mil suínos já foram vacinados contra doença no Estado
Dados divulgados pela Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) apontam que foram vacinados contra a Peste Suína Clássica (PSC), até o último dia 20 de junho, mais de 69 mil animais. A meta é vacinar todo o rebanho do estado formado, aproximadamente, por mais de 116 mil suínos.
A quarta etapa da campanha de vacinação contra a PSC teve início no dia 15 de maio, e será executada até o dia 15 de julho em todo o território alagoano.
De acordo com o levantamento técnico, foram visitadas mais de 2.800 propriedades com criação de suínos em Alagoas. A vacinação, gratuita, é realizada por 63 vacinadores contratados, sem qualquer custo para o criador.
Alagoas conta com 5.395 criadores de suínos, com a atividade tendo maior relevância em 19 municípios do estado, sendo Viçosa o de maior destaque em número de animais.
A campanha é uma ação público-privada e faz parte do Programa Nacional Brasil Livre da Peste Suína Clássica que tem a finalidade de erradicar e combater a PSC na zona não livre da doença.
A iniciativa conta com o apoio do Governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária e da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), responsável pela fiscalização da vacinação.
A PSC é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta somente suínos domésticos e asselvajados. Os principais sintomas são: febre alta, lesões avermelhadas na pele, conjuntivite, falta de apetite, fraqueza, diarreia e aborto.
» MAIS LIDAS
-
1
VÁRIAS CIRURGIAS
Homem pede ajuda após acidente em União dos Palmares e passar por múltiplas cirurgias
-
2
VIRALIZOU
VÍDEO: Médico é flagrado em atos sexuais com enfermeira dentro de UPA
-
3
INDEFINIÇÃO
TRE-AL adia pela segunda vez julgamento sobre cassação de vereadores do PT em Dois Riachos
-
4
POLÍCIA INVESTIGA
Assaltante morre após perseguição e queda de moto em Branquinha
-
5
SEM RUMO?
Governo Paulo Dantas muda estratégia de comunicação após vaias e números ruins