» Sociedade

Presidente da Unicafes exalta cooperativismo alagoano na inauguração da Potencial Biocombustíveis

Durante seu discurso, Antonino Cardozo expressou sua gratidão pela política tratada ao setor e ressaltou a importância das ações desenvolvidas no Nordeste nos últimos 5 anos

Durante a cerimônia de lançamento da pedra fundamental da esmagadora de soja para a produção de biodiesel do Grupo Potencial, realizada na última sexta-feira (30/6) na Lapa, região Metropolitana de Curitiba, o presidente da Unicafes, Antonino Cardozo, destacou o cooperativismo alagoano e enalteceu o papel fundamental das cooperativas na agricultura familiar e na economia solidária.

O evento contou com a presença ilustre do governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e do presidente do Grupo Potencial, Arnoldo Hammerschimidt. Durante seu discurso, Antonino Cardozo expressou sua gratidão pela política tratada ao setor e ressaltou a importância das ações desenvolvidas no Nordeste nos últimos 5 anos.

"Queria, primeiro, agradecer por essa grande política, a política cara do Brasil. Só o Nordeste, nos últimos 5 anos, mais de quatro mil famílias envolvidas, no Norte, Nordeste e Semiárido. Num total, são 70 mil famílias. E um grande programa que tem um grande objetivo, que é produzir combustível limpo, mas gerar desenvolvimento regional, inclusão social e, acima de tudo, inclusão produtiva???, ressaltou Antonino.

O presidente da Unicafes, que preside uma cooperativa com 1,4 mil cooperados envolvidos na revenda de matéria-prima, destacou o apoio do vice-presidente e apresentou os desafios futuros que a agricultura familiar enfrenta no setor de biocombustíveis. Entre eles, a importância de contar com o apoio presidencial para a mudança de um decreto que possibilite a expansão do setor para o Norte, Nordeste e Semiárido, impulsionando o desenvolvimento dessas regiões e proporcionando maior competitividade à indústria nacional.

"Eu queria agradecer, presidente. Agora temos uns desafios futuros, entre eles, aquele seu apoio. Saiba que sua participação foi fundamental para a gente aprovar a retomada da mistura B12. Foi muito importante. Mas tem alguns entraves futuros que a gente vai contar muito com o senhor, que é a mudança de um decreto presidencial para que a gente, inclusive, dinamize esse processo de expansão para o Norte, Nordeste e Semiárido, incluindo essas regiões e, principalmente, dando fator de competitividade à indústria nacional. familiar se sente extremamente responsável em garantir o crescimento do setor, tendo uma indústria forte em um Brasil referência na produção do combustível", afirmou Cardozo.