» Sociedade
Alagoas registra redução de quase 8% em crimes violentos em junho
Em dez anos, o número de homicídios para os meses de junho recuou 48%, saindo de 169 em junho de 2014, para 88 no mês passado
No cenário atual de preocupação com a segurança pública, Alagoas traz uma notícia animadora. De acordo com dados divulgados pelo governador Paulo Dantas e pela cúpula da Segurança Pública do Estado nesta quarta-feira (5/7), o número de mortes violentas intencionais apresentou uma queda significativa de 7,95% em junho de 2023, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
No mês passado, o Estado registrou 81 homicídios, enquanto em junho de 2022 foram contabilizados 88 casos. Esse é o menor número de homicídios para um mês de junho nos últimos dez anos, representando uma redução de 48% em relação a junho de 2014, quando ocorreram 169 assassinatos. O levantamento não inclui as mortes violentas com intervenção policial, que chegaram a nove em junho deste ano.
Os esforços empreendidos pelas autoridades de segurança têm surtido efeito em outras áreas também. Os roubos de veículos sofreram uma retração de impressionantes 94,74%, saindo de 38 ocorrências em junho de 2022 para apenas duas no mês passado. Da mesma forma, os roubos de motocicletas tiveram uma leve diminuição, saindo de 98 casos para 94, o que representa uma queda de 4,08%.
Esses resultados demonstram o comprometimento das forças de segurança em combater o crime e proporcionar um ambiente mais seguro à população. A Força Tarefa de Inteligência, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), tem tido êxito em suas operações, resultando em 63 prisões no último mês. Entre os detidos, estão 29 suspeitos de homicídios, 11 membros de organizações criminosas, oito indivíduos acusados de estupro de vulnerável e outros 15 envolvidos em diferentes crimes.
O secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, destacou o trabalho realizado para combater o roubo de veículos, citando o aumento do número de abordagens e pontos de bloqueio em vias e rodovias de Alagoas, o que tem dificultado as ações dos criminosos.
Além disso, as ações de proteção às mulheres também têm se mostrado eficazes, com um caso de feminicídio registrado em junho, mantendo a estabilidade em relação ao mesmo mês do ano anterior. Ao longo do primeiro semestre de 2023, foram registrados 12 casos de feminicídio, uma queda em relação às 14 ocorrências no mesmo período de 2022.
Nesse sentido, o Governo do Estado tem feito uma série de ações para melhorar o atendimento às mulheres. A Delegacia de Defesa da Mulher, por exemplo, passou a funcionar com um Núcleo de Atendimento 24 Horas, no Complexo de Delegacias Especializadas (Code), no bairro de Mangabeiras. Também foi instalada uma ???Sala Lilás??? na Central de Flagrantes, no bairro do Farol, para atendimento a mulheres vítimas de violência.
O governador Paulo Dantas enfatizou o compromisso de seu governo com a segurança pública e anunciou novas medidas para reforçar essa área vital para a sociedade. Entre elas, está a construção de quatro Centros Integrados de Segurança Pública (CISPs) tipo III, que abrigarão as polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros, contando ainda com helipontos para o Grupamento Aéreo da SSP.
???Temos que manter o número de efetivo adequado, para garantir a presença da polícia nas ruas, ocupando espaço. Estamos com um grupo de aproximadamente mil policiais em formação, que estarão à disposição da sociedade a partir do início do próximo ano, [e vamos] investir ainda mais em inovação e tecnologia, e para isso estamos contando com o apoio do BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento]???, disse.
» MAIS LIDAS
-
1
UNIÃO DOS PALMARES
Urgente: Ônibus cai em ribanceira na Serra da Barriga
-
2
20 DE NOVEMBRO
Veja a programação para o Dia da Consciência Negra em União dos Palmares
-
3
ARTESANATO
Fusca Fuxico: Da Pindoba para o mundo
-
4
Em Novo Lino
Lideranças políticas levantam suspeitas sobre pesquisa IBRAPE em Novo Lino
-
5
Blog do Ricardo Gomes
Descartado por JHC, Galba Neto vira carta fora do baralho em Maceió