» Sociedade

Secretarias de Alagoas planejam ações contra violência doméstica e feminicídio

Iniciativa foi discutida nessa segunda-feira (31), com representantes do Movimento de Mulheres

Representantes das 27 secretarias do Governo de Alagoas se reuniram, nessa segunda-feira (31/7), para traçar estratégias de prevenção e combate à violência doméstica no estado. A iniciativa veio após uma reunião liderada pela secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria Silva, com a participação de representantes do Movimento das Mulheres e das secretárias de Gabinete Civil e Assistência Social, além do delegado-geral da Polícia Civil, que representou a Secretaria de Segurança Pública.

O encontro, realizado no Palácio República dos Palmares, teve como objetivo principal ouvir as demandas dos movimentos de defesa das mulheres e apresentar as ações já em andamento pelo Governo de Alagoas no combate ao feminicídio e à violência doméstica.

Seguindo a determinação do governador Paulo Dantas, todas as secretarias do estado elaborarão um planejamento com ações voltadas para o combate à violência contra a mulher e ao feminicídio. A secretária Maria Silva enfatizou a importância de ações permanentes para erradicar esse tipo de crime, mesmo com a redução dos casos de feminicídio registrados recentemente.

"Os últimos dados da Segurança Pública mostram que o feminicídio caiu em Alagoas, mas não podemos relaxar. ?? hora de ampliar as ações para que este tipo de crime nunca mais aconteça. Temos a Casa da Mulher Alagoana e nos próximos meses teremos a Casa da Mulher Brasileira", destacou a secretária.

Diversos representantes de movimentos sociais e entidades estiveram presentes na reunião, incluindo Olga Miranda, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (Cedim); Mônica Carvalho, do Levante Feminista; Eliane Silva, do Movimento dos Trabalhadores Sem-teto (MTST); e Paula Simony, do Centro de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM).