» Sociedade
Causas do apagão nacional ainda não foram identificadas
Ministro de Minas e Energia está reunido com o ONS e EPE.
As causas do apagão que afetou o Brasil nesta terça-feira (15/8) ainda permanecem desconhecidas. Mais de 29 milhões de brasileiros ficaram privados de energia, abrangendo quase todo o território nacional, com exceção apenas do estado de Roraima.
Em Brasília, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, está reunido desde as 9h com o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, e a presidente interina da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Angela Regina Livino de Carvalho.
Segundo o governo federal, o apagão foi causado por uma sobrecarga no Ceará e por outro evento ocorrido em um ponto do sistema que ainda não foi identificado. A normalização no fornecimento de energia só foi alcançada às 14h49 de ontem.
Ainda na tarde de terça-feira, o ministro Alexandre classificou a ocorrência como ???um evento extremamente raro???. Além das providências adotadas no âmbito do Ministério de Minas e Energia, Silveira disse que pedirá ao Ministério da Justiça e Segurança Pública para que a Polícia Federal investigue o ocorrido e à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que acompanhe a apuração.
Na manhã desta quarta, ao participar do programa Bom Dia Ministro, no Canal Gov, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, confirmou que ainda não há explicações para a queda de energia. ???Falei hoje pela manhã com o ministro de Minas e Energia [Alexandre Silveira]. Estamos determinados e cobrando urgência para o detalhamento das causas desse apagão. Não há razão para este apagão???, disse Costa, afirmando confiar no sistema elétrico nacional.
Para o ministro da Casa Civil, o problema não se deve à falta de capacidade de geração, mas a provável erro ou falha técnica, o que está sendo apurado.
» MAIS LIDAS
-
1
OPERAÇÃO ESTÁGIO IV
Corrupção na gestão Paulo Dantas: PF deflagra operação contra desvios milionários na Sesau
-
2
ALAGOAS
Pousada de R$ 5,7 milhões sequestrada pela PF está registrada em nome do filho de Gustavo Pontes
-
3
ALAGOAS
Quem é Gustavo Pontes, secretário afastado após operação da Polícia Federal em Alagoas
-
4
DESVIOS NA SESAU
Dinheiro de corrupção na Sesau comprou pousada de R$ 5,7 milhões em Porto de Pedras, aponta PF
-
5
ALAGOAS
Sesau diz que interrupção do serviço de equoterapia ocorreu por contratos defasados