» Sociedade

Projeto ???Sede de Aprender??? fiscaliza escolas em Matriz de Camaragibe

As unidades apresentaram algumas irregularidades no fornecimento de água potável e merenda, além de questões estruturais.

Com o objetivo de garantir o direito a uma educação de qualidade, o Ministério Público de Alagoas esteve na terça-feira (22/8) no município de Matriz de Camaragibe para realizar fiscalizações em escolas da localidade, uma iniciativa do projeto ???Sede de Aprender???. As unidades apresentaram algumas irregularidades no fornecimento de água potável e merenda, além de questões estruturais. O MP enviará ofício à Prefeitura para solucionar o problema.

Uma das unidades visitadas foi a Escola Municipal Dagmar Monteiro Cavalcante Manso. De acordo com o promotor de Justiça Kleber Valadares, ela passou por reforma recentemente, o que é um aspecto positivo. Porém, os fiscais constataram que a unidade não tem bebedouro, disponibilizando apenas um purificador para atender cerca de 430 alunos. Além disso, a escola não tem quantidade de alimentos suficiente para a merenda, em especial carnes, legumes e frutas.

Esse problema relacionado ao fornecimento de uma merenda adequada às necessidades nutricionais dos alunos também foi constatado na Escola Municipal Manoel Lamenha Lins. O projeto ???Sede de Aprender??? encontrou ainda problemas estruturais, a exemplo de mofo, forro danificado, ar-condicionado com poeira, relata o promotor de Justiça. Outro aspecto que vale mencionar é a dificuldade de acesso à escola, que fica na zona rural, por conta das condições da estrada.

O próximo passo a ser adotado é o envio de ofício para a Prefeitura sobre o que foi encontrado durante as vistorias, solicitando as medidas a serem tomadas pela gestão para solucionar o problema. Participaram da ação representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), assim como a promotora de Justiça de Matriz de Camaragibe, Andrea Teixeira.