» Política

Vereador Ricardo Praxedes propõe homenagem a Renans Calheiros

O parlamentar ressalta os trabalhos realizados por Renan Calheiros e Renan Filho em prol da população alagoana, especialmente na cidade palmarina.

O senador Renan Calheiros e o ministro dos Transportes, Renan Filho, poderão receber o título de cidadão honorário de União dos Palmares. A iniciativa é do vereador Ricardo Praxedes, que protocolou um decreto para prestar essa homenagem aos políticos.

Na justificativa, o parlamentar ressalta os trabalhos realizados por Renan Calheiros em prol da população alagoana, especialmente na cidade palmarina, "deixando marcas de grandes avanços ao longo de seus dois mandatos no Poder Executivo do estado de Alagoas".

Sobre Renan Filho, Praxedes destaca que seguiu os passos do pai, sendo eleito senador nas eleições de 2022 e convidado para compor a equipe dos ministros do Governo Lula, assumindo o Ministério dos Transportes, "ganhando destaque" no cenário político brasileiro.

O projeto ainda precisa passar pelos trâmites legais dentro da Câmara de Vereadores e ser votado em plenário. A expectativa de Ricardo Praxedes, no entanto, é que seja aprovado por unanimidade.

Renan Calheiros

Natural de Murici, Renan Calheiros nasceu em 16 de setembro de 1955. Atualmente filiado ao MDB, ele cumpre seu quarto mandato no Senado Federal, representando Alagoas, sendo o decano da casa em termos de mandatos consecutivos.

Calheiros também presidiu o Senado em três períodos diferentes e tem uma longa carreira política que inclui cargos como deputado estadual, deputado federal, secretário Estadual de Educação, Ministro da Justiça e Relator da CPI da Covid-19, entre outros.

Sua trajetória política é marcada por sua dedicação ao Estado de Alagoas e ao município de União dos Palmares, buscando o bem-estar da população.

Renan Filho

Também em Murici, em 8 de outubro de 1979, nascia Renan Filho, um político brasileiro e atual Ministro dos Transportes do Brasil. Formado em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB), ele começou sua carreira política aos 25 anos, sendo eleito prefeito de Murici e posteriormente servindo como deputado federal.

Ele também foi governador de Alagoas por dois mandatos consecutivos, sendo reconhecido por seus avanços no estado. Em 2022, foi eleito senador por Alagoas e convidado pelo governo para assumir a pasta dos Transportes, consolidando sua importância no cenário político brasileiro.