» Sociedade

Risco à saúde pública faz Vigilância Sanitária interditar restaurante no bairro da Levada

Local atentava contra as normas sanitárias; condições de trabalho também eram insalubres e fiscalização encontrou alimentos com prazo de validade vencido.

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) interditou na noite desta segunda-feira (18/9) um bar e restaurante, localizado no bairro da Levada. Na ocasião foram encontradas irregularidades sanitárias, condições de insalubridade, além de alimentos fora do prazo de validade. 

A fiscalização avaliou as condições gerais de padrões sanitários e o estabelecimento não se enquadrou em nenhuma das normas, podendo ser um agravo ao bem-estar dos profissionais que atuam no local e também um grave risco à saúde do consumidor.

De acordo o chefe especial da Visa, Airton Santos, os equipamentos e instalações também estavam fora dos padrões exigidos pelo órgão. ???Foram encontrados sendo comercializados diversos produtos alimentícios fora do prazo de validade. O espaço também era propício às infecções, não apresentando capacidade de circulação e armazenamento de alimentos???, destaca. 

???Não há nenhuma condição sanitária para o estabelecimento funcionar, por isso, fizemos a interdição. O risco à saúde do consumidor e de quem trabalha no local é muito grande. Nosso compromisso é prezar pela saúde e vida da população, além de conscientizar sobre a importância de prevenir riscos sanitários. As fiscalizações servem como ação preventiva, assim como as interdições, que também tem um cunho de conscientização e educação sanitária???, destaca o chefe especial da Visa.

O estabelecimento foi autuado e deverá responder por processo administrativo com pagamento de multa no valor entre R$180 a R$38 mil, dependendo da gravidade da infração sanitária.

Denúncia

Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.