» Sociedade
Acusados de matar policial militar em Arapiraca são condenados
O Conselho de Sentença acatou a tese apresentada pelo MP de homicídio qualificado pelo crime ter sido cometido por motivo fútil, de forma cruel e mediante recurso que tornou impossível a defesa da vítima.
Após atuação do Ministério Público de Alagoas, Maciel Araujo Oliveira e Weverton Henrique da Silva Oliveira foram condenados a 23 anos e três meses de reclusão pelo assassinato de Vanísio Santana de Araújo, sargento da reserva da Polícia Militar, crime ocorrido em 2021, em Arapiraca.
O Conselho de Sentença acatou a tese apresentada pelo MP de homicídio qualificado pelo crime ter sido cometido por motivo fútil, de forma cruel e mediante recurso que tornou impossível a defesa da vítima. O julgamento ocorreu nesta terça-feira (3/10).
No que se refere ao terceiro réu, Lucas Oliveira dos Santos, também acusado de homicídio, ocorreu a desclassificação para o crime de lesão corporal seguida de morte. Por conta disso, ele foi condenado a oito anos e oito meses de reclusão. O promotor de Justiça Izelman Inácio, que atuou no caso, já adiantou que o Ministério Público vai recorrer pois as ações de Lucas resultaram na morte de Vanísio.
???A atuação do réu Lucas foi decisiva para o crime, tendo em vista que ele tomou a arma da vítima e a entregou ao acusado Maciel, que efetuou os disparos. Lucas poderia ter dado outro destino à arma, mas não o fez. Por esse motivo, o Ministério Público de Alagoas irá recorrer da desclassificação do crime de homicídio???, informou o promotor de Justiça.
Relembre o caso
No dia 28 de janeiro de 2021, Weverton Henrique da Silva Oliveira, Lucas Oliveira dos Santos, Maciel Araujo Oliveira e João Victor Cristóvão dos Santos, que era adolescente à época, se dirigiram com um Ford Ka a um posto de combustíveis localizado em Arapiraca.
Enquanto o carro deles estava sendo abastecido, Weverton começou a desferir pancadas na parte de trás de um ônibus que estava no local. O motorista do veículo saiu para ver o que estava acontecendo, mas como Weverton começou a falar de forma exaltada, o motorista decidiu retornar para dentro do ônibus, fechando o veículo.
Os quatro homens encostaram o Ford Ka ao lado do ônibus e perguntaram pelo motorista. Nesse momento, Vanísio pediu a eles que parassem com a discussão e se acalmassem. Weverton puxou a vítima para fora do veículo e, juntamente com Maciel e Lucas, deu início às agressões contra o sargento, que desmaiou.
Nesse momento, Lucas conseguiu tomar a arma de Vanísio, entregando-a a Weverton. Após sofrer uma série de agressões, a vítima foi atingida por vários tiros disparados por Maciel. João Victor deu fuga aos réus, dirigindo até a cidade de Girau do Ponciano. O adolescente permaneceu no local, enquanto os outros três fugiram para a Bahia, sendo presos na cidade do Conde.
» MAIS LIDAS
-
1
PRÓXIMA SEMANA
Neymar viaja com o Santos para jogo decisivo contra o CRB em Maceió
-
2
Câmara recorre de decisão do STF sobre ação penal contra Ramagem
-
3
EM ARAPIRACA
Polícia Civil prende trio por tentativa de homicídio após briga de vizinhos virar agressão brutal
-
4
O CERCO APERTA
Trama golpista: Bolsonaro pede suspensão de audiências de testemunhas
-
5
SESSÃO DE TERÇA
Assembleia de Alagoas mantém vetos em projetos sociais, mas derruba veto sobre proteção a cultos religiosos