» Sociedade

São José da Laje, Colônia Leopoldina e Coruripe aderem ao Moradia Legal

Programa do Tribunal de Justiça já regularizou mais de 43 mil imóveis de famílias de baixa renda em Alagoas.

Os municípios de São José da Laje, Colônia Leopoldina e Coruripe aderiram, nesta quarta (4/10), ao Moradia Legal, programa de regularização fundiária do Poder Judiciário de Alagoas. A iniciativa, que já está na sexta edição, entrega títulos de propriedade a famílias de baixa renda.

"?? um importante programa social. Estou convencido de que podemos envolver mais municípios, beneficiando as pessoas mais necessitadas", afirmou o presidente do TJAL, Fernando Tourinho.

Com as adesões desta quarta, a nova edição do programa já conta com a participação de 24 cidades. Segundo Marcelo Beltrão, prefeito de Coruripe, a gestão vai trabalhar para regularizar em torno de 1.000 imóveis. "Temos muitos imóveis sem registro. Vamos perseguir essa meta [dos 1.000], mas acredito que a demanda passe disso".

O prefeito Manuilson Andrade, de Colônia Leopoldina, afirmou que a Prefeitura dará celeridade aos trâmites para entrega dos primeiros documentos. "Vamos correr e fazer o possível para beneficiar muitas famílias. O objetivo é entregar ainda neste ano". 

A prefeita ??ngela Vanessa, de São José da Laje, enalteceu o Moradia Legal e afirmou que o ente público fará um mutirão para regularizar os imóveis. "Vamos ver quem se encaixa no programa e fazer uma força-tarefa para também entregar [os títulos] em 2023".

Lançado em 2005, o Moradia Legal regularizou mais de 43 mil imóveis de famílias de baixa em renda em Alagoas. A ação é uma parceria entre TJAL, Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), Associação dos Notários e Registradores (Anoreg) e prefeituras.

Participaram da solenidade no TJAL os desembargadores Carlos Cavalcanti e Paulo Lima e o advogado da Anoreg, Felipe Cajueiro, além de servidores do Tribunal, representantes das prefeituras e registradores.