» Sociedade

Compra de hospital por R$ 266 milhões por JHC será investigado pelo MPAL

O pedido foi encaminhado pelo MP ao Tribunal de Justiça. Caso seja autorizada, a investigação será conduzida sob sigilo.

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) iniciou o processo de investigação referente à compra do Hospital do Coração pela Prefeitura de Maceió, no valor de R$ 266 milhões. O pedido foi encaminhado pelo MP ao Tribunal de Justiça. Caso seja autorizada, a investigação será conduzida sob sigilo.

O pedido foi feito pelo procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, que objetiva apurar se há irregularidades no processo de desapropriação de imóvel feito pelo referido gestor com vistas à instalação de um hospital municipal. 

Para apuração dos fatos, a chefia do MPAL designou os promotores de Justiça Adézia Lima de Carvalho, Almir José Crescêncio, Carlos Omena Simões, Cintia Calumby da Silva Coutinho, Luciano Romero da Matta Monteiro e Vicente José Cavalcante Porciúncula.

Eles ficarão com poderes para a realização de todos os atos investigatórios. O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e o Núcleo de Gestão da Informação (NGI) prestarão apoio operacional e, caso necessário, ajudarão na realização de diligências.

Em paralelo, Márcio Roberto Tenorio de Albuquerque também remeteu cópia do Procedimento de Investigação Criminal (PIC) à coordenação das Promotorias de Justiça da Capital, que distribuiu o procedimento para o promotor de Justiça Flavio Costa. Será ele quem vai apurar eventual cometimento de ato de improbidade administrativa.