» Sociedade

Justiça Federal em Alagoas abre seleção para conciliadores

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Justiça Federal até o dia 8 de dezembro.

Os bacharéis e estudantes do curso de Direito têm a oportunidade de atuarem na atividade de conciliação da Justiça Federal em Alagoas (JFAL). Está aberto, a partir desta terça-feira, 14, o período de inscrição para conciliadores da instituição. Os selecionados terão a oportunidade de ampliar seu conhecimento prático nos Juizados Especiais Federais (JEFs) e no Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejusc). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Justiça Federal até o dia 8 de dezembro.

Serão disponibilizadas cinco vagas para os JEFs em Maceió; e duas vagas em cada uma nas Subseções de União dos Palmares, Arapiraca e Santana do Ipanema. As provas com questões subjetivas serão aplicadas no dia 18 de dezembro, às 9h. A segunda fase da seleção, composta de análise curricular e entrevista pessoal está marcada para o dia 19 de janeiro, também às 9h.

Para o Cejusc, serão disponibilizadas cinco vagas. Podem concorrer graduados em qualquer curso de nível superior. Neste caso, a seleção será feita com base em análise curricular e entrevista pessoal, atividades marcadas para o dia 19 de janeiro, às 14h. Para os dois setores, o resultado final será divulgado no dia 22 de janeiro.

O edital do concurso reserva 10% das vagas para pessoas com deficiência e 30% para pessoas negras, mediante preenchimento de documento de autodeclaração, disponível no site da instituição. A atividade de conciliador, no âmbito da Justiça Federal, é voltada para o planejamento e condução de sessões, presenciais ou virtuais; coleta de dados estatísticos, na formatação de expedientes, aplicação de questionário de qualidade, prestação de atendimento e esclarecimentos ao público atendido pela JFAL; abrir e conduzir a sessão de conciliação; lavrar termo de audiência, entre outras funções.

A validade do certame é de um ano, prorrogável por igual período. A atividade não dispõe de remuneração, mas conta ponto para concurso público, como comprovação de prática jurídica. A banca examinadora é presidida pelo juiz federal Cristiano de Jesus Pereira Nascimento e conta, ainda, na sua composição com os também juízes federais ??ngelo Cavalcanti Alves de Miranda Neto, Ricardo Luiz Barbosa de Sampaio Zagallo e, na condição de suplente, Sergio Silva Feitosa.

O edital completo, incluindo o conteúdo programático e anexos a serem preenchidos pelos candidatos está disponível no endereço eletrônico https://www.jfal.jus.br/concursos/conciliadores/.