» Sociedade

Matadouro sem licença é interditado no interior de Alagoas

Além das doenças que podem ser transmitidas para as pessoas, impactos do descarte incorreto de dejetos animais pode contaminar lençol freático e salinização.

Um matadouro de porcos foi interditado pela equipe de produtos de origem animal da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) em Ouro Branco, na última quinta-feira (30/1).

O local fica na zona rural da cidade do Sertão de Alagoas e não apresentava licença ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).

A assessoria da FPI destaca que ???o documento é necessário para a comprovação regular da execução de atividades que envolvam comercialização de qualquer natureza, como por exemplo a venda de produtos e subprodutos de origem animal???.

No caso do matadouro, também é necessário o registro no serviço de inspeção municipal, estadual ou federal para que o estabelecimento e o responsável técnico possam assegurar que existem condições higiênico-sanitárias de funcionamento.

Além das doenças que podem ser transmitidas para as pessoas, há também os problemas ambientais ocasionados pelo descarte incorreto dos dejetos dos animais, como a contaminação do lençol freático e a salinização.

Um termo circunstanciado de ocorrência foi registrado pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) por conta da falta de licença do IMA.