» Sociedade

Eleição na MPAL: Edital abre concorrência para vaga na lista tríplice

Os três mais votados terão os nomes enviados ao chefe do Poder Executivo Estadual, que escolherá quem será o novo chefe do MPAL.

O Ministério Público do Estado de Alagoas, por meio do Colégio de Procuradores de Justiça, publicou, nesta terça-feira (2/1), o edital de convocação para eleição que formará a lista tríplice destinada à escolha do próximo procurador-geral de Justiça. Os candidatos têm prazo até o próximo dia 8 para formalizarem sua inscrição. Os três mais votados terão os nomes enviados ao chefe do Poder Executivo Estadual, que escolherá quem será o novo chefe do MPAL.

De acordo com o edital de convocação, as inscrições estão abertas para os integrantes do quadro ativo da carreira e seguirão até às 13h30 do dia 8 de janeiro deste ano, visando à formação da lista tríplice para a nomeação do procurador-geral de Justiça. O novo chefe do Ministério Público cumprirá mandato de dois anos, a partir de 27 de abril de 2024.

???O Ministério Público se prepara para a escolha daquele que dirigirá o destino da instituição pelos próximos dois anos, demonstrando um momento de unidade e transparência, características que fazem parte da essência da nossa instituição. Desejo boa sorte aos candidatos, que seja eleito e, posteriormente, nomeado, aquele que melhor representará os interesses sociais e dos membros e servidores que integram esse órgão ministerial???, declarou o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.

Eleição

O pleito será realizado no dia 2 de fevereiro, com início da votação às 9h e conclusão às 17h, na Sala Joubert Câmara Scala, instalada no 4º andar do edifício-sede da Procuradoria-Geral de Justiça, situado na Rua Dr. Pedro Jorge Melo e Silva, nº 79, Bairro do Poço, em Maceió.

Os três membros mais votados, obedecida a ordem decrescente de votação, não computados os votos em branco e os nulos, resolvidos os empates pela antiguidade na instância, na carreira, no serviço público e, finalmente, pela idade, preferindo-se os mais antigos, que podem ser promotores e/ou procuradores de justiça, terão seus nomes encaminhados ao governador do Estado, que é a autoridade que vai escolher quem chefiará o MPAL, por dois anos, a partir deste mês de abril.