» Sociedade
Jovem denuncia ter recebido ofensas racistas de colega em escola no Cepa
A Secretaria de Estado da Educação confirmou que está apurando uma denúncia de racismo feita por uma estudante.
Uma estudante de 17 anos da Escola Estadual José da Silveira Camerino, localizada no Centro Educacional de Estudos Aplicados (Cepa), no bairro do Farol, em Maceió, denunciou ter sido alvo de uma ofensa racista proferida por um colega de sala.
Ao portal Eufêmea, a vítima disse que durante uma conversa com o colega, ela mencionou que ele era branco, esclarecendo que seu comentário não tinha a intenção de menosprezar ou ridicularizar, mas sim de expressar uma observação neutra.
Preocupada em evitar qualquer interpretação equivocada, especialmente no contexto de "racismo reverso", ela recebeu uma resposta irônica. O colega mencionou sua etnia e proferiu a frase ofensiva: "volte para a senzala".
A jovem procurou a diretoria da unidade de ensino, mas afirmou ter ouvido da direção a resposta de que o caso seria apurado. "Ela mencionou que tomaria as devidas providências. No entanto, na prática, senti que não houve uma ação efetiva", relata a estudante.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) emitiu uma nota afirmando que todas as providências necessárias foram tomadas para apurar e esclarecer a denúncia sobre a suposta prática de racismo envolvendo um aluno da Escola Estadual José da Silveira Camerino, no Cepa.
A instituição reiterou seu compromisso com o bem-estar da comunidade escolar e destacou a importância de combater não apenas o racismo, mas também qualquer forma de preconceito ou discriminação, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar.
» MAIS LIDAS
-
1
UNIÃO DOS PALMARES
Urgente: Ônibus cai em ribanceira na Serra da Barriga
-
2
TRAGÉDIA
Veja quem são as vítimas do acidente que deixou 18 mortos em União dos Palmares
-
3
20 DE NOVEMBRO
Veja a programação para o Dia da Consciência Negra em União dos Palmares
-
4
Tragédia
17 pessoas morrem em grave acidente com ônibus na Serra da Barriga
-
5
Em Novo Lino
Lideranças políticas levantam suspeitas sobre pesquisa IBRAPE em Novo Lino