» Sociedade
Transações por DOC deixam de ser oferecidas nesta segunda (15)
Prazo limite para agendamento ou envio do DOC se encerra às 22h.
As operações de um dos mais tradicionais meios de transferência bancária, o DOC (Documento de Ordem de Crédito), vão acabar. E é justamente a partir desta segunda-feira (15/1), às 22h o prazo limite para agendamento ou envio do documento.
As instituições bancárias associadas à Febraban (Federação Brasileira de Bancos) deixam de oferecer o serviço tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. No entanto, o agendamento do DOC poderá ser feito até 29 de fevereiro, quando o sistema será encerrado definitivamente.
Além do DOC, também deixarão de ser oferecidas as operações de TEC, que é a Transferência Especial de Crédito. Criado em 1985 pelo Banco Central, o DOC perdeu espaço para formas mais rápidas e mais baratas de transferência de recursos, principalmente após o lançamento do PIX, em novembro de 2020.
Levantamento feito pela Febraban mostra que as transações via DOC no primeiro semestre de 2023 somaram 18,3 milhões de operações, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no ano. O DOC ficou bem atrás dos cheques, TED, boleto, cartões de débito e de crédito e do PIX, escolha preferida dos brasileiros.
Tanto na TEC quanto no DOC o valor máximo das transações é de até R$ 4.999,99. As movimentações feitas por meio do DOC são efetivadas um dia depois do banco receber a ordem de transferência. Já a TEC garante a transferência do dinheiro até o final do mesmo dia.
» MAIS LIDAS
-
1
POLÍCIA
Filha é presa em Alagoas por maus-tratos e omissão de socorro a idoso de 84 anos
-
2
ESCUDO DIGITAL
Operação cumpre mandados em São José da Laje, Maceió, Arapiraca contra pornografia infantil
-
3
ALAGOAS
Sesau diz que interrupção do serviço de equoterapia ocorreu por contratos defasados
-
4
OPERAÇÃO ESTÁGIO IV
Corrupção na gestão Paulo Dantas: PF deflagra operação contra desvios milionários na Sesau
-
5
ALAGOAS
Pousada de R$ 5,7 milhões sequestrada pela PF está registrada em nome do filho de Gustavo Pontes