» Sociedade

Em menos de 24h, quase 200 pessoas procuraram atendimento médico na Barra de Santo Antônio

Pelo menos 190 banhistas teriam ido procurar atendimento médico apresentando sintomas respiratórios e vermelhidão ocular

Na manhã desta quinta-feira (1), o fenômeno chamado de maré vermelha teria levado cerca de 190 banhistas a procurarem atendimento médico na Barra de Santo Antônio, Litoral Norte de Alagoas. Entre 16h30 dessa quarta-feira (31), e 07h desta quinta-feira (1), de acordo com um registro da Secretaria de Saúde do Município. A proliferação desenfreada de microalgas planctônicas é o que causa este fenômeno, estas algas liberam toxinas nocivas à saúde humana, causando uma série de sintomas.

Emerson Soares, pesquisador e professor da Ufal explicou que o fenômeno pode levar até a problemas mais graves, "Essas florações de microalgas podem trazer problemas de pele, gastrointestinal, dor de cabeça, vômito, além de trazer problemas para biota aquática, como peixes e microrganismos, que em contato podem morrer. Em casos mais graves, mas não comuns, pode levar à amnésia e à morte do homem", disse.

Durante o período em que ocorre o fenômeno, pode acontecer um aumento da salinidade e outros fatores que podem prejudicar a saúde. Por conta disso, é importante que a população evite ir à praia nestes períodos, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) enviou técnicos até o local para colher amostras, e recomendou que os Municípios vizinhos às praias onde o fenômeno foi registrado ficassem atentos ao aparecimento de manchas nas águas e odores.

"O fenômeno de maré vermelha é causado principalmente pelo aumento das temperaturas e também com a movimentação do sedimento que está no fundo para a superfície. Os principais grupos que causam esse fenômeno são os grupos dos dinoflagelados, que causam manchas avermelhadas???, disse o pesquisador do Laboratório de Aquicultura e Ecologia Aquática (Laqua), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Manoel Costa.

A Prefeitura Municipal da Barra de Santo Antônio emitiu uma nota:

A Prefeitura da Barra de Santo Antônio, por meio da Secretaria de Saúde, informa que foram realizados 191 atendimentos das 16h30 dessa quarta-feira, dia 31 de janeiro até 07h desta quinta-feira, dia 1º de fevereiro. Esses pacientes que foram atendidos são procedentes da Praia de Carro Quebrado e de um Hotel apresentando sintomas respiratórios (tosse, coriza e obstrução nasal, dor de garganta e hiperemia conjuntival) que até o momento não tem causa definida. Segundo informações colhidas inicialmente, esses sintomas podem ser provocados por um fenômeno da natureza denominado ???Maré Vermelha???.

*Com informações do TNH1