» Sociedade

Fenômeno Maré Vermelha no Norte de Alagoas não é confirmado por análise da Ufal

A região segue sendo monitorada e a investigação continua.

As amostras analisadas das águas da praia de Carro Quebrado, localizada na Barra de Santo Antônio, Litoral Norte de Alagoas, não confirmaram a presença dos microrganismos causadores do fenômeno Maré Vermelha. O resultado da análise foi divulgado nesta terça-feira (6), pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Emerson Soares é pesquisador, e explicou que as amostras foram coletadas cerca de 24h a 48h horas depois dos relatos. Após cerca de 300 pessoas darem entrada nas unidades de saúde da Barra de São Miguel com sintomas de intoxicação. O professor explicou que o fator do tempo foi determinante, pois caso os dados tivessem sido coletados no dia do evento, seriam mais robustos.

"A atividade hidrodinâmica, como correntes e marés, após os sintomas aparecerem no ambiente e na população, foram determinantes para o fenômeno dissipar e não ser possível a conclusão de qual espécie pode ter causado o problema.???, aponta o laudo. Ainda não se sabe a causa da intoxicação, mas o professor explica que as buscas seguem até que seja encontrada.

Emerson conta que irão investigar até que tenham certeza do que aconteceu. ???Vamos investigar. Mobilizei uma equipe com engenheiros químicos que trabalham comigo em parceria, para entender", finalizou o professor.