» Sociedade

Dados da dengue em Alagoas são apresentados ao Ministério da Saúde

De 2022 para 2023 houve uma diminuição de quase 90% no número de casos.

Os dados de Alagoas com relação à dengue foram apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) ao Ministério da Saúde (MS) durante uma reunião por videoconferência. Ao comparar o número de casos dos anos de 2022 e 2023, houve uma diminuição de quase 90% de um ano para o outro.

Em 2023, foram registrados no estado de Alagoas, 4.287 casos de dengue e 4 mortes. Já no ano de 2022 aconteceram 33.609 casos e 21 mortes. Ao comparar os dois anos é notável a expressiva diminuição, a Sesau explica que essa redução aconteceu graças à capacitações dos profissionais e suporte técnico dado aos 102 municípios do estado.

Waldinéia Silva, gerente estadual de Vigilância e Controle das Doenças Transmissíveis, conta que a reunião teve como objetivo principal mostrar como foi alcançada a redução nos casos da doença, mas que, além disso, ações para combater arboviroses na totalidade já estão sendo planejadas em Alagoas.

O secretário de Estado da Saúde, o médico Gustavo Pontes de Miranda, enfatiza que apesar da baixa significativa no estado, é necessário que as ações de combate continuem. ???Precisamos continuar com as ações para que a diminuição continue ocorrendo, pois ela é um trabalho conjunto, cujo esforço deve ser feito por todos, ou seja, a sociedade e as três esferas governamentais???, disse o secretário.

 Segundo o infectologista Renee Oliveira, todos os anos a Secretaria de Saúde de Alagoas promove orientações para os agentes de endemias dos municípios. Nestas capacitações é solicitado que a busca ativa por foco do mosquito Aedes aegypti sejam reforçadas, para que possíveis surtos da doença sejam evitados.