» Sociedade

Conheça o Brasil Voando: programa visa ampliar turismo local e baratear passagens aéreas

A expectativa é de que pelo menos 10% das naves das empresas aéreas sejam adesivadas com o slogan do programa.

Visando estimular o turismo local e obtenção de passagens aéreas mais baratas, o governo federal criou o programa Conheça o Brasil Voando. O ministro do Turismo, Celso Sabino, esteve nesta segunda-feira (19) no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para apresentar o primeiro avião adesivado com o slogan do programa.

De acordo com Celso, o programa, que faz parte de um esforço conjunto de vários ministérios do governo, pretende ampliar o turismo no Brasil e ser uma fonte de incremento do crescimento econômico no país.

 A empresa aérea Latam terá 15 aeronaves adesivadas com a campanha. A diretora de vendas e marketing da Latam Brasil, Aline Mafra, incentiva e explica que comprar a passagem com antecedência é uma maneira de baratear os custos da viagem.

O Ministério do Turismo espera que pelo menos 10% da frota das empresas aéreas recebam o adesivo do programa, visando divulgar e impulsionar as viagens. O ministro diz ainda que além dos adesivos no exterior das aeronaves, serão exibidas dentro das cabines uma gravação informando sobre o programa e como adquirir os bilhetes aéreos.

Além do benefício de passagens mais baratas, o programa também prevê o stopover nacional e internacional, uma parada de até dois dias em uma escala sem custo adicional. De acordo com o Ministério de Turismo, em breve a Latam oferecerá essa parada para Belém, Manaus, Recife e Curitiba.

Além do turismo nacional, a campanha também visa promover o turismo internacional. Celso espera que em 2027 o Brasil atinja a marca de 10 milhões de turistas do exterior por ano. Quase o dobro da quantidade de turistas que o país recebe atualmente. A cada ano o Brasil recebe cerca de 6 milhões de turistas.

A companhia Azul teve sua primeira aeronave adesivada em Campinas???SP, e trouxe referências ao Pará, apresentando elementos típicos da cultura do estado. A empresa também implementará o stopover em São Paulo e Brasília. A expectativa é que, ao longo do ano, 10% da frota de aeronaves da Azul recebam o adesivo.

O programa Voa Brasil, que prevê passagens a R$ 200 para aposentados, pensionistas e estudantes de baixa renda, deve ser lançado em breve, segundo o ministro. ???Nós esperamos ainda até o final desse mês de fevereiro estar lançando esse programa para atender a nossa melhor idade e também aos alunos do ProUni.???, disse.

Sabino disse ainda que um grande feirão nacional do turismo será realizado entre os dias 17 e 19 de maio. ???Vai ser uma espécie de Black Friday fora de época, onde as companhias aéreas estarão presentes, onde as grandes operadoras do Brasil e grandes agências de viagem estarão presentes, ofertando pacotes de viagem a preços promocionais, com condições de financiamento pelo Banco do Brasil e pela Caixa em até 60 meses.???, finalizou Celso.