» Sociedade

Nordeste é a região do país com menor número de casos de dengue

Para continuar assim, a professora Alessandra Abel Borges alerta: ???Cada um deve fazer a sua parte!???.

O Brasil está em alerta contra as doenças disseminadas por vírus transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, as chamadas arboviroses. Dengue, chikungunya e zika são as doenças que esse mosquito pode transmitir. Todos os dias o painel de monitoramento do Ministério da Saúde é atualizado, nessa quarta-feira (20), já foram registrados mais de 120 óbitos pela dengue.

Alessandra Abel Borges, professora de Imunologia e Virologia, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Explica que, apesar da baixa quantidade de casos, não se deve relaxar diante dos cuidados. ???A Sesau afirma que a redução de casos de dengue foi alcançada por meio de ações como capacitação de profissionais de saúde e suporte técnico em todos os municípios alagoanos???.

A pesquisadora explica que o provável crescimento no número de casos na região preocupa especialistas. ???Penso que há o risco de que a região entre também em epidemia com a chegada das chuvas, especialmente nos meses de março e abril, quando o número de reservatórios de água parada aumenta e permite maior proliferação dos mosquitos Aedes aegypti, transmissores da dengue???, alertou Alessandra.

A professora ainda orienta alguns cuidados individuais como, vigiar a casa e eliminar reservatórios de água parada, destinar o lixo corretamente, usar repelentes e raquetes elétricas para evitar as picadas dos mosquitos. ???Quando se trata de dengue e de outras arboviroses [como zika e chikungunya] há que se manter a vigilância e ações de controle realizadas pelo poder público e, não menos importante: cada um deve fazer a sua parte!???, ressaltou a pesquisadora.