» Sociedade

Cães e gatos podem contrair doenças transmitidas pelo Aedes aegypti?

O recente surte de dengue tem preocupado muitos brasileiros e gerado muitas dúvidas, entre elas se os animais também contraem arboviroses, veja abaixo.

Além da preocupação de contrair arboviroses, os tutores de cães e gatos também se preocupam com a possibilidade dos seus animais também pegarem essas doenças, como a Dengue, Zica e Chikungunya. ?? possível que os pets também contraiam essas arboviroses?

A resposta é não, o ser humano é o único hospedeiro vertebrado do vírus da dengue. Essas doenças não são contraídas por esses animais. No entanto, os pernilongos Culex pipiens e flebótonos, da família do Aedes, caso infectados, podem transmitir outras doenças para os pets.

A Dirofilariose é uma dessas doenças. Também conhecida por Verme do Coração, a Dirofilariose pode causar cansaço, desmaios e convulsões, e esses sintomas demoram até um ano para desaparecer, sendo mais comuns em cães.

Outra doença é a Leishmaniose, que pode ser transmitida aos cães e ao homem através da picada de insetos. A Leishmaniose pode se manifestar de duas formas: Leishmaniose Tegumentar ou Cutânea e a Leishmaniose Visceral ou Calazar.

A Leishmaniose Tegumentar, também conhecida como ???ferida brava??? causa lesões na pele e pode afetar também o nariz, boca e garganta. A Visceral afeta vários órgãos, entre eles o fígado, baço e medula óssea, e os sintomas podem demorar até mais de um ano.

Alguns cuidados podem ser tomados pelos tutores para a prevenção dessas doenças. Entre eles, usar coleiras que repelem pulgas, carrapatos e mosquitos, ter vasinhos com citronela pela casa, usar telas nas portas e janelas, vacinar os animais contra a leishmaniose caso vivam em áreas de risco e conversar com o veterinário para estudar um protocolo preventivo mensal contra a Dirofilariose, caso o pet viva em regiões litorâneas.