» Sociedade
Ufal oferece grupo de apoio psicológico para estudantes de outras cidades
As reuniões iniciam nessa quinta-feira (7), às 14h, no Núcleo de Acessibilidade da Ufal (NAC) localizado no CIC do Campus A.C. Simões.
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria Estudantil (Proest) criou um grupo de apoio psicológico para estudantes da Universidade que vêm de outras cidades. O grupo visa ajudar os alunos a lidar com questões enfrentadas por quem vêm de outras cidades ou até mesmo outros estados.
Nessa quinta-feira (7), acontecerá o primeiro encontro, a partir das 14h, de forma presencial. A ideia é auxiliar os estudantes de outras cidades que moram longe de suas casas de origem nos seus processos de adaptação às novas realidades de vida.
Adriana Duarte é a coordenadora de apoio a qualidade de vida acadêmica da Proest, e explica que objetivo do projeto é desenvolver uma atividade de intervenção coletiva que possa proporcionar melhoria na qualidade de vida desses estudantes e prevenir que novos estudantes sofram psicologicamente com a adaptação.
O psicólogo Alex Mesquita, da Proest, conta que a ideia do projeto surgiu a partir das reuniões mensais que o grupo de psicólogos para discutir os atendimentos e as ações da psicologia. "Percebemos que grande parte dos alunos que procuram o serviço de atendimento individual da psicologia da assistência estudantil são alunos que estão morando longe de seus municípios de origem e estão distantes de sua rede de apoio socioemocional", relata.
"Esses alunos apresentam queixas relacionadas ao processo de adaptação à nova rotina, a qual exige a aprendizagem de novos comportamentos e o desenvolvimento de novas competências socioemocionais por parte dos discentes", explica. As queixas dizem respeito desde a saudade dos familiares e amigos próximos, a ter que lidar com a autonomia e responsabilidade de ???morar sozinho???; dificuldades iniciais com situações que envolvem interação social e participação em atividades de lazer e recreação.
Alex explica que através do acolhimento psicológico, os psicólogos da Proest oferecem suporte socioemocional aos discentes, trabalhando para o reequilíbrio do humor e desenvolvendo estratégias de enfrentamento junto aos alunos.
Os alunos também são orientados a utilizarem as práticas integrativas e complementares proporcionadas pelo Núcleo de Saúde Pública (Nusp), o atendimento nutricional disponibilizado pela Faculdade de Nutrição (Fanut), a assistência em saúde oferecida pela Unidade Docente Assistencial (UDA), a assistência odontológica ofertada pela Faculdade de Odontologia (Foufal), as intervenções psicológicas realizadas pelo Serviço de Psicologia Aplicada do Instituto de Psicologia (SPA/IP), a prática esportiva participativa proporcionada pelo Programa Esporte na Ufal, uma parceria do Instituto de Educação Física com a Proest, além de todo o suporte em assistência estudantil disponibilizado pela Pró-reitoria.
O grupo aceita novos ingressos a qualquer momento, basta realizar inscrição no site encurtador.com.br/ovSU7 e se dirigir a uma das reuniões ou entrar com contato com a sala do NAC, no CIC ou nos endereços: [email protected] ou [email protected]
» MAIS LIDAS
-
1
20 DE NOVEMBRO
Veja a programação para o Dia da Consciência Negra em União dos Palmares
-
2
ARTESANATO
Fusca Fuxico: Da Pindoba para o mundo
-
3
“QUEBRA DE CONFIANÇA”
Grávida, Iza faz pronunciamento após ser traída por Yuri Lima
-
4
BLOG DO JOHN FRANCYS LEE
O vice que neutraliza gregos e troianos na chapa de Júnior Menezes
-
5
BLOG DO RICARDO GOMES
Nova pesquisa Datafolha mostra que Pablo Marçal pode ser maior que Jair Bolsonaro