» Sociedade

Este ano, mais Casas da Mulher Brasileira serão inauguradas

Nestas casas, as mulheres vítimas de agressões recebem atendimento e acolhimento.

Em um pronunciamento em rede nacional nesta quinta-feira (7) pelo Dia Internacional das Mulheres, Cida Gonçalves, ministra das Mulheres, afirmou que este ano mais Casas da Mulher Brasileira serão inauguradas. Estas casas são locais onde as vítimas de agressões recebem atendimento e acolhimento. A ministra explicou que o combate à violência doméstica é uma das preocupações do atual governo.

"Amanhã, 8 de março, é dia de homenagear todas as mulheres do mundo. Mulheres que querem muito mais do que flores. Que exigem, acima de tudo, respeito", enfatizou Cida. Conforme um levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), 10,6 mil brasileiras foram vítimas de feminicídio de 2015 até 2023, dessas 1,4 mil mulheres foram mortas no ano passado.

Além disso, a ministra repudiou uma mulher receber menos que um homem que ocupa o mesmo cargo. "Em pleno século XXI, não podemos aceitar que uma mulher ainda receba 22% a menos que o homem ao exercer o mesmo trabalho. E que as mulheres negras recebam menos da metade do salário dos homens brancos", disse.

???Trabalho igual, salário igual", ressaltou Cida ao falar sobre a Lei da Igualdade Salarial, sancionada em julho do ano passado. A lei garante igualdade salarial entre homens e mulheres e estabelece medidas para tornar os salários mais justos, aumentando a fiscalização contra a discriminação.

Com esta lei, empresas com 100 ou mais funcionários devem fornecer relatórios semestrais contendo informações que permitam comparar salários e remunerações entre homens e mulheres de forma objetiva e transparente, sobre salários e critérios de remuneração.