» Sociedade
MPAL investiga supostas condições precárias do Conselho Tutelar de Atalaia
De acordo com o promotor de Justiça Adriano Jorge, o órgão não estaria oferecendo as condições necessárias para a atuação efetiva dos conselheiros.
Após notícia sobre falta de equipamentos e insumos básicos no Conselho Tutelar de Atalaia, o Ministério Público de Alagoas instaurou procedimento preparatório de inquérito civil público para apurar a situação. De acordo com o promotor de Justiça Adriano Jorge, o órgão não estaria oferecendo as condições necessárias para a atuação efetiva dos conselheiros.
???Chegou ao conhecimento do Ministério Público informações sobre a precariedade na estrutura operacional do Conselho Tutelar de Atalaia, como a ausência de equipamentos e insumos básicos, o que estaria impedindo o órgão de desenvolver suas atividades. Essa falta de estrutura repercute gravemente na promoção e efetivação dos direito de crianças e adolescentes???, destacou.
Por meio do procedimento preparatório, o MPAL solicita ao presidente do Conselho Tutelar informações complementares sobre a situação do prédio e equipamentos do órgão, bem como uma data para inspeção.
O Ministério Público requisitou também informações do Município de Atalaia, bem como uma data para a realização de um termo de ajustamento de Conduta.
Conselho Tutelar
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo que tem como papel zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Vale destacar que os Conselhos não têm competência jurisdicional (não podem exercer funções que são próprias à Justiça).
Cada município deve ter, no mínimo, um Conselho Tutelar, composto por cinco membros a serem escolhidos pela população local para um mandato de quatro anos, permitida a recondução. Os conselhos integram a administração pública local.
» MAIS LIDAS
-
1
NA MIRA DA JUSTIÇA
MP de Alagoas cobra explicações do prefeito de Viçosa sobre contratações irregulares
-
2
CONFIRA AS ATRAÇÕES
Prefeitura divulga programação completa do Festival da Negritude em União dos Palmares
-
3
ALAGOAS
Saiba quem é Diogo Andrade, empresário e político preso pela PF com R$ 270 mil em Murici
-
4
Justiça Eleitoral
TRE condena Catunda pela segunda vez e Nivaldo Albuquerque substituirá Paulão na Câmara
-
5
UNIÃO DOS PALMARES
Vereador Nenzinha é acusado de ameaça após cidadão cobrar informações públicas