» Sociedade

Idosa de 93 anos em situação de abandono é resgatada na Branquinha

A idosa não tinha comida na geladeira e não havia se alimentado no dia em que a ordem judicial foi cumprida

Uma idosa de 93 anos que se encontrava em situação de abandono foi resgatada na última semana pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL), na cidade de Branquinha, Zona de Mata do estado. Após ser resgatada, a idosa recebeu atendimento médico e foi levada à instituição de longa permanência, ???Casa do Pobre Santo Antônio???.

Na última terça-feira (26), o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) realizou uma denúncia à DPE/AL, pois a idosa vivia sozinha e em situação precária. Na quarta-feira (27), a Defensoria Pública ingressou com uma Ação Civil Pública (ACP), na qual era solicitado que a idosa deixasse sua casa e fosse para uma Instituição de Longa Permanência. O pedido foi deferido no mesmo dia.

O cumprimento da ordem judicial foi realizado na quinta-feira (28). ???Ao chegar na residência, foi constatado que a idosa ficava o dia todo trancada no imóvel, não dispunha da chave do local (que estava em posse de uma nora que residia a uma certa distância da casa), não havia comida na geladeira (que estava desligada, inclusive), o fogão não tinha botijão de gás e, no horário da visita, a idosa ainda não havia se alimentado. As condições de higiene eram precárias, além disso, a idosa fazia uso de remédios vencidos e tinha roupas "limpas" com bolor de mofo", disse o defensor público responsável pelo caso, João Augusto Sinhorin.

A saúde municipal foi acionada para realizar uma avaliação mental e física na idosa. Na ocasião, foi constatado que ela não era acompanhada pelo serviço de saúde há mais de um ano, além de não estar com as vacinas da influenza e contra a COVID em dia.

A instituição visa garantir que a idosa tenha acompanhamento de assistência social, psicológico e de saúde.