» Sociedade

Dom Antônio Muniz renuncia e Dom Beto torna-se novo arcebispo de Maceió

Na carta de renúncia enviada ao Papa Francisco, Dom Antônio diz precisar cuidar da saúde

O Papa Francisco aceitou, nesta quarta-feira (3), a renúncia do cargo de arcebispo de Maceió, por dom Antônio Muniz, por questões de saúde. Em seu lugar, foi nomeado dom Carlos Alberto Breis Pereira, antes arcebispo coadjuntor de Maceió.

Na carta enviada pelo Papa, ele agradece a Deus pelos muitos anos de dedicação de Dom Antônio. "Ao recebermos a notícia de que o Santo Padre, o Papa Francisco, acolheu o seu pedido de renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Maceió, em Alagoas, unimo-nos em agradecimento a Deus por sua vocação e pelos 25 anos dedicados ao pastoreio do povo de Deus em Guarabira e em Maceió", escreveu.

Na carta de renúncia, dom Antônio Muniz diz precisar cuidar da saúde. No ano de 2021, ele chegou a ficar internado por complicações da diabetes.

"Com verdadeiro amor à missão que me foi confiada por Deus, recordo o meu lema de ordenação Episcopal "Erit Vester Servus" (Serei Vosso Servo), e tenho consciência de que deixo esse serviço pastoral, não por falta de amor, mas por reconhecer os limites de minhas forças, e tal como Jacó, seria capaz de começar a servir outro tanto, se não fora, 'para tão longo amor tão curta vida'", disse dom Antônio Muniz ao se despedir do cargo.

Dom Antônio, de 71 anos, é natural de Princesa Isabel, na Paraíba, e frade da Ordem do Carmo. Em fevereiro de 1998, foi nomeado bispo de Guarabira (PB) e ordenado dia 24 de maio, em Recife. Ele atuou na diocese entre os anos de 1998 e 2006, quando foi nomeado arcebispo de Maceió. A posse foi em fevereiro do ano seguinte.

Em seu governo na sede de Maceió, dom Antônio atuou de diversas formas no âmbito social. Como a fundação de uma fazenda em recuperação de dependentes químicos. Todos os meses, o bispo celebrava missas pela paz.

Dom Carlos Alberto Breis Pereira

Dom Carlos nasceu em 16 de setembro de 1965 em São Francisco do Sul, Santa Catarina. Dom Beto, como é carinhosamente chamado, ingressou na Província Franciscana da Imaculada Conceição e fez o noviciado. Tornou-se frade menor franciscano, em janeiro de 1987, após ser transferido para a Província de Santo Antônio do Brasil, no Nordeste.

Foi nomeado bispo coadjutor de Juazeiro (BA) em fevereiro de 2016 e, em setembro do mesmo ano, tomou posse como bispo de Juazeiro. Dom Beto foi nomeado arcebispo coadjutor de Maceió em novembro do ano passado.