» Política

Marcius Beltrão denuncia falhas nos serviços da Águas do Sertão e defende revisão do modelo de concessão

Nesta sexta-feira (12), a Assembleia realiou sessão especial para debater a má prestação de serviços da Águas do Sertão.

Nesta sexta-feira (12/4), a Assembleia Legislativa (ALE) realizou uma sessão especial para debater a ineficiência dos serviços prestados pela Águas do Sertão, responsável pelo saneamento e pela distribuição de água em 34 municípios alagoanos.

Durante a sessão, Marcius Beltrão, ex-prefeito de Penedo, criticou não só a empresa, como a realidade de concessão de água. Beltrão apontou que, anteriormente, Penedo era um exemplo em Alagoas, com um serviço que alcançava 99% das residências, porém, atualmente, comunidades enfrentam frequentes interrupções no abastecimento de água.

O ex-prefeito denunciou a existência de problemas nos medidores instalados pela Águas do Sertão, onde a infiltração de ar nas canalizações faz com que os medidores registrem consumo mesmo sem passagem efetiva de água.

"?? preciso colocar ventosa para realmente contabilizar somente o consumo de água. Casas que antes pagavam a taxa de 45 reais, chegou a quase 3 mil reais em um único mês, de uma família pequena de três pessoas", relatou Beltrão.

Por fim, o ex-prefeito enfatizou a importância de repensar o modelo de concessão de água, destacando que a privatização desse recurso tem sido revertida em diversas partes do mundo, com o retorno à gestão pública. 

"A gente tem aqui uma oportunidade para mostrar a Alagoas, mostrar a todos os municípios que ainda não fizeram as suas devidas concessões, que é esta situação está na contramão do movimento global. Quem privatizou na Europa, na América do Norte e na Ásia, já voltou, já retrocedeu, já municipalizou a sua água, pelo simples fato de que abastecimento desse recurso é serviço prioritário, é serviço de Governo, que busca sempre a finalidade social", concluiu ele.