» Sociedade

Cidade do interior de Alagoas registra 44 abalos sísmicos em 3 dias

Os tremores de terra foram registrados entre os dias 29 de abril e 1º de maio

Uma cidade no interior de Alagoas registrou diversos tremores de terra em apenas três dias, trata-se de Feira Grande, município localizado no Agreste do estado. O Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgou o número de tremores, que ao todo foram 44.

Os pesquisadores desta Universidade realizam o monitoramento de Alagoas. Conforme um laudo divulgado, o maior dos tremores teve 2,2 de magnitude e foi registrado a uma distância de 10 km abaixo da terra.

Apesar de os moradores não terem sentido os abalos, a notícia preocupou a população. "A gente fica com medo, né? Vai que abala nossas coisas, mas sentir, a gente sentiu não", disse o morador Raniel dos Santos em uma entrevista à TV Pajuçara.

O pesquisador da UFRN Anderson Nascimento explicou que os abalos são provocados por falhas geológicas. "Muito provavelmente nessa região de Alagoas alguma falha está sendo reativada e provocando essa sismicidade.???

Além disso, explicou que esses tremores não podem ser previstos, mas podem ser monitorados. "Eventos sísmicos são impossíveis de serem previstos, portanto, o monitoramento é a ferramenta mais apropriada para esse tipo de situação. Monitorar e informar aos órgãos de Defesa Civil o que está acontecendo", concluiu Anderson.