» Sociedade
Chuvas: Qual a atual situação do Rio Mundaú?
A Semarh divulgou na manhã desta quarta-feira (8) um alerta hidrológico
A Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) divulgou na manhã desta quarta-feira (8), um alerta hidrológico sobre os principais rios do estado. Entre eles, o Rio Mundaú, que banha os estados de Alagoas e Pernambuco.
O monitoramento hidrometeorológico, realizado pela Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais/Sala de Alerta da SEMARH informou que o Rio Mundaú durante o evento de chuvas manteve seus níveis dentro da normalidade, com cotas abaixo das cotas de atenção.
Conforme dados da previsão do tempo, também divulgados pela Semarh para esta quarta-feira (7), na região da Zona da Mata devem cair chuvas em pontos isolados nos períodos manhã e tarde, e céu encoberto com chuvas isoladas à noite.
O que diz a Semarh sobre a situação dos demais rios que banham o estado:
Os Rios Coruripe, Piauí e Canduípe continuam elevados, com tendência de estabilização e diminuição dos seus respectivos níveis.
A bacia do Rio Jequiá recebeu um grande aporte de água da chuva, sendo uma das regiões de maior volume pluviométrico no estado durante este evento. Esse aporte de água foi todo absorvido pela lagoa de Jequiá, que teve seu nível bastante elevado, e mesmo com o cessar das chuvas continua elevado, com escoamento lento para o oceano, devido à influência da maré.
Os Riachos litorâneos e menores, como o Jacarecica e o Silva, estabilizaram com a diminuição das chuvas e apresentam tendência de diminuição de nível.
O Rio São Miguel atingiu o nível máximo de 343 cm durante a noite de ontem, chegando ao início de transbordamento nas primeiras casas. Com a redução das chuvas desde a tarde de ontem, estabilizou-se e começa lentamente a diminuir o nível.
Os Rios Paraíba e Jacuípe, assim como o Rio Mundaú durante o evento de chuvas, mantiveram seus níveis dentro da normalidade, com cotas abaixo das cotas de atenção.
O nível da Lagoa Manguaba no município de Marechal Deodoro continua elevado, mas com variação de nível já regida pela variação de maré, apresentando tendência de estabilização sem atingir a cota de transbordamento que é de 270 cm. No município de Pilar, o nível da Lagoa Manguaba continua elevando-se lentamente, com tendência de estabilização e variação regida pela variação de maré.
» MAIS LIDAS
-
1
UNIÃO DOS PALMARES
Urgente: Ônibus cai em ribanceira na Serra da Barriga
-
2
20 DE NOVEMBRO
Veja a programação para o Dia da Consciência Negra em União dos Palmares
-
3
ARTESANATO
Fusca Fuxico: Da Pindoba para o mundo
-
4
Em Novo Lino
Lideranças políticas levantam suspeitas sobre pesquisa IBRAPE em Novo Lino
-
5
Blog do Ricardo Gomes
Descartado por JHC, Galba Neto vira carta fora do baralho em Maceió