» Política

Vídeo contradiz afirmação de JHC sobre construção do "Parque da Lagoa"

Gravação datada de 2020 mostra o ex-prefeito Rui Palmeira no local das obras, acompanhando as primeiras fundações dos apartamentos.

Durante a cerimônia de entrega das chaves dos apartamentos do Parque da Lagoa, realizada nesta sexta-feira (10/5), o prefeito de Maceió, JHC, destacou a transformação do projeto de habitação, enfatizando que quando assumiu o cargo em 2021, não havia "uma pedra de tijolo" no local.

"Quando nós chegamos aqui, não tinha uma pedra de tijolo, não tinha um bloco deste aí construído. Isso era um sonho antigo. Era uma chaga, uma fratura exposta da nossa cidade, mas que, infelizmente, não tiveram competência para tirar essa obra do papel", declarou o prefeito durante o evento.

No entanto, um vídeo datado de 30 de outubro de 2020 mostra o ex-prefeito Rui Palmeira visitando o local das obras e acompanhando as primeiras fundações dos apartamentos. A gravação foi publicada no perfil do Instagram de Rui em 28 de junho de 2022, durante sua campanha eleitoral para governador, em resposta a ataques de JHC.

Na ocasião, em resposta, Palmeira esclareceu que as obras faziam parte do projeto "De Frente pra Lagoa", iniciado durante seu mandato como prefeito de Maceió. Ele detalhou o processo de elaboração e execução do projeto, destacando os obstáculos enfrentados durante sua gestão.

"Esse vídeo foi publicado nas minhas redes em outubro de 2020, sobre as obras do projeto De Frente pra Lagoa. Mas, vale a pena relembrar que esse projeto começa antes, no final do nosso primeiro mandato na Prefeitura de Maceió. Começamos a elaborar o projeto ainda em 2016 e apresentamos em Brasília, em janeiro de 2018; Com o apoio do ex-senador Benedito de Lira, solicitamos e conseguimos a cessão do terreno pelo Governo Federal; Conseguimos aprovar o projeto na Caixa e foram liberados os recursos. Assinamos o contrato de autorização para a construção no mesmo ano, em outubro de 2018; A obra teve início em 2019, mas foi suspensa pelo Governo Federal, que suspendeu obras de habitação em execução no país; Conseguimos, em agosto de 2020, a autorização para retomar as obras, que deixamos em execução, como podem ver no vídeo", publicou Rui.

Hoje, ele voltou a enfatizar o orgulho em ver que a obra iniciada em sua gestão vai beneficiar mais de 900 famílias maceioenses. Em uma publicação no Instagram, ele postou fotos do início das obras durante seu mandato como prefeito, ressaltando seu compromisso com a habitação popular.

"Enquanto prefeito, entreguei mais de 10 mil moradias e deixamos mais 7 mil para serem concluídas e entregues pela atual administração. E vamos trabalhar ainda mais para aumentar o número de moradias para os maceioenses!", escreveu Rui na legenda.