» Sociedade
Interessados em trabalhar nas Eleições 2024 em Alagoas podem se inscrever como mesários
Eleitores acima dos 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral podem se candidatar

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) está convocando eleitores interessados em participar como mesários voluntários nas Eleições de 2024 no estado. Eleitores acima dos 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral podem se candidatar.
Para se inscrever, os interessados podem acessar o portal da Justiça Eleitoral de Alagoas pela internet ou utilizar o aplicativo E-título, disponível para Android e IOS. Após o cadastro, os candidatos serão contatados pela Zona Eleitoral correspondente para as próximas orientações.
Além do auxílio alimentação fornecido no dia do pleito, o eleitor convocado para o serviço de mesário tem direito à dispensa do serviço pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições. A participação no dia da votação também serve de critério de desempate em concursos públicos, desde que previsto em edital, e como atividade complementar para os estudantes de graduação.
De acordo com o Portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 26 mil eleitores exerceram a função de mesário em Alagoas de forma voluntária nas Eleições de 2022.
Vedações
O Código Eleitoral restringe a participação de algumas pessoas como membros das mesas receptoras de votos, para manter a lisura do processo eleitoral. Não podem fazer parte das mesas os candidatos às eleições e seus parentes até o segundo grau, os membros de diretórios de partido político que exercem função executiva, as autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo e aqueles que fazem parte do quadro da Justiça Eleitoral.
» MAIS LIDAS
-
1
SURUBÃO DE TERESÓPOLIS
Suposto escândalo sexual abala hospital em Teresópolis e viraliza nas redes
-
2
DESDE 2016
Foragido por homicídio em Alagoas é preso em frigorífico no interior de São Paulo
-
3
CHUVAS EM ALAGOAS
Atalaia em alerta máximo: Rio Paraíba ultrapassa 410 cm e continua subindo
-
4
GENITORA IGNOROU
Menino autista é agredido ao tentar buscar mãe alcoolizada em Santana do Mundaú
-
5
ACIDENTE
Colisão entre carro e van deixa feridos no município de Atalaia