» Sociedade
Dia de São João: 24 de junho é feriado em Alagoas?
Celebrações juninas incluem concursos de quadrilhas, apresentações culturais e atraem turistas para o estado

Na próxima segunda-feira, 24 de junho, celebra-se o Dia de São João, o mais popular dos santos juninos. Embora não seja considerado um feriado nacional, diversas cidades, especialmente na região Nordeste do Brasil, têm feriados locais para comemorar a data.
Em Alagoas, o Dia de São João é um feriado estadual, válido para todos os municípios do estado. Além disso, o Dia de São Pedro, celebrado em 29 de junho, que este ano cai em um sábado, também é considerado feriado estadual.
As festas juninas são uma tradição arraigada na cultura nordestina. Em território alagoano, as comemorações são marcadas por grandes eventos com concursos de quadrilhas, coco de roda e outras apresentações culturais em diversas cidades do estado, atraindo milhares de turistas.
Feriado em outros estados
Além de Alagoas, outros estados do Nordeste também comemoram o Dia de São João com feriados locais. Em Pernambuco, a capital Recife e a cidade de Caruaru, conhecida por suas grandiosas festas juninas, decretam feriado no dia 24 de junho.
Na Paraíba, a capital João Pessoa também tem decreto de feriado, assim como Campina Grande, que se orgulha de promover "o maior São João do mundo". Na Bahia, o dia de São João é feriado estadual, aplicável a todos os municípios do estado.
Em Sergipe, a data é considerada ponto facultativo, o que significa que cabe às empresas decidirem sobre o funcionamento de seus serviços. No Maranhão, apesar dos festejos tradicionais de São João, a data não é feriado; o estado celebra com feriado o dia 29 de junho, em homenagem a São Pedro.
» MAIS LIDAS
-
1
EM ARAPIRACA
Polícia Civil prende trio por tentativa de homicídio após briga de vizinhos virar agressão brutal
-
2
ABSURDO
Pai é preso por agredir a filha com deficiência no município de Campo Grande
-
3
EM TRAIPU
Homem se masturba em frente a uma criança e é preso por assédio sexual
-
4
TEMPO
Alagoas em estado de atenção devido a possibilidade de chuvas fortes e risco de alagamentos
-
5
ANCELOTTI AINDA VEM?
CBF recorre ao STF para anular afastamento de Ednaldo Rodrigues