» Política
Aposentado por invalidez permanente poderá ser dispensado de reavaliações
O projeto de lei agora segue para análise da Comissão de Assuntos Sociais (CAS)

Um projeto de lei recém-aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) promete trazer alívio para os segurados da Previdência Social e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que sofrem de incapacidades permanentes ou irreversíveis. De acordo com a nova proposta, essas pessoas não precisarão mais passar por reavaliações periódicas para manter seus benefícios.
A medida beneficia diretamente aqueles que têm doenças graves como imunodeficiência adquirida, Alzheimer, Parkinson e esclerose lateral amiotrófica. O relator do projeto, senador Rogério Carvalho (PT-SE), ressaltou que a proposta visa acabar com o sofrimento e a humilhação que muitos enfrentam ao tentar renovar seus benefícios.
Carvalho destacou casos passados em que pessoas cadeirantes eram obrigadas a comparecer a agências do INSS sem acessibilidade adequada, o que resultava em situações degradantes, como serem arrastadas escada acima. "Estamos fazendo justiça e tornando o nosso processo mais civilizado. A medicina e as perícias são capazes de determinar o que é permanente", afirmou o senador.
O projeto de lei agora segue para análise da Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A expectativa é que a medida seja aprovada, trazendo mais dignidade e facilitando a vida daqueles que já enfrentam desafios significativos devido à sua condição de saúde.
» MAIS LIDAS
-
1
SURUBÃO DE TERESÓPOLIS
Suposto escândalo sexual abala hospital em Teresópolis e viraliza nas redes
-
2
DESDE 2016
Foragido por homicídio em Alagoas é preso em frigorífico no interior de São Paulo
-
3
CHUVAS EM ALAGOAS
Atalaia em alerta máximo: Rio Paraíba ultrapassa 410 cm e continua subindo
-
4
GENITORA IGNOROU
Menino autista é agredido ao tentar buscar mãe alcoolizada em Santana do Mundaú
-
5
ACIDENTE
Colisão entre carro e van deixa feridos no município de Atalaia