» Sociedade

Professores e técnicos da Ufal e do Ifal encerram a greve

As datas para a retomada das aulas ainda serão definidas

Assembleia - Fotos: Assessoria

Os professores e técnicos administrativos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (Ifal), após mais de dois meses de greve, decidiram o encerramento na manhã desta terça-feira (2).  Ainda não foram definidas as datas para a volta das aulas.

A votação dos técnicos aconteceu durante uma assembleia no hall do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, foram 54 votos favoráveis para o retorno na segunda-feira (8), contra 33 pela volta na quarta-feira (3). Houve duas abstenções. A categoria estava há cerca de três meses em greve.

A greve dos docentes iniciou no dia 29 de abril e foi encerrada na manhã desta terça-feira (2). Ao todo, foram 65 dias de greve. Serão realizadas algumas reuniões ainda esta semana para decidir a data para o retorno das aulas e criação do calendário acadêmico. A primeira reunião acontecerá nessa quarta-feira (3), com a Reitoria da Universidade. Para a sexta-feira (5) foi agendada uma sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni).

O presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), Jailton Lira, informou que o calendário acadêmico ainda será debatido. “É importante deixar claro que o encerramento da greve amanhã (3 de julho) não significa o retorno imediato às aulas amanhã, porque nós precisamos debater o calendário acadêmico humanizado e aprová-lo no Conselho Universitário.”

No Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a greve iniciou-se no dia 3 de abril, e as atividades foram retomadas a partir desta segunda-feira (1). Cada unidade decidirá sobre o próprio calendário acadêmico.