» Política

Governo de Alagoas anuncia construção do Hospital Metropolitano do Agreste

Nova unidade hospitalar em Arapiraca receberá investimento de R$ 163 milhões e beneficiará 17 municípios

Hospital Metropolitano do Agreste vai contar com 240 leitos conforme o projeto arquitetônico - Fotos: Carla Cleto/Ascom Sesau

Nesta quinta-feira (4), às 17h, o governador Paulo Dantas assinará a ordem de serviço para a construção do Hospital Metropolitano do Agreste. Localizado no bairro Canafístula, em Arapiraca, este novo equipamento de saúde de grande porte é uma importante adição ao sistema de saúde de Alagoas.

O nova unidade hospitalar, que também abrigará a sede da Unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), será construída em uma área de 33 mil m², com um investimento de R$ 163.906.479 milhões.

De acordo com o projeto arquitetônico, o HM do Agreste terá 240 leitos, sendo 109 para internação e isolamento, 61 para clínica cirúrgica, 30 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 30 para urgência e emergência, e 10 para Recuperação Pós-Anestésica (RPA).

Além disso, a nova unidade contará com um bloco cirúrgico e um Núcleo de Diagnóstico por Imagem. Para garantir atendimento de qualidade, o hospital será equipado com tecnologia de ponta, incluindo tomógrafos, aparelhos de raios-x e ressonância magnética, todos em conformidade com as especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Hospital Metropolitano do Agreste beneficiará 17 municípios da VII Região de Saúde. Além de Arapiraca, a unidade atenderá moradores de Coité do Nóia, Taquarana, Limoeiro de Anadia, Craíbas, Major Isidoro, Jaramataia, Batalha, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Feira Grande, São Sebastião, Campo Grande, Olho D’Água Grande, Taipu, Jacaré dos Homens e Belo Monte, promovendo um significativo avanço na saúde pública da região.

*Com Assessoria