» Sociedade
Documento emitido em Alagoas garante acesso de idosos à mobilidade
Mais de 23 mil idosos em Alagoas possuem o Cartão da Pessoa Idosa, assegurando viagens gratuitas ou com desconto em transportes intermunicipais
Mais de 23 mil idosos em Alagoas possuem o Cartão da Pessoa Idosa, um documento emitido pela Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef). Garantido pelo decreto estadual, o cartão assegura o direito a viagens gratuitas ou com desconto em transportes intermunicipais.
O cidadão que tenha a partir de 60 anos de idade e renda per capita de até dois salários mínimos terá à sua disposição dois assentos reservados nos veículos. Quando as vagas já estiverem ocupadas é concedido a pessoa idosa o desconto de 50% no valor das passagens.
Dos 23.922 cartões já confeccionados e entregues em todo estado, Maceió concentra o maior número de emissões, com 5.609 cartões, seguido por Rio Largo (2.120), Arapiraca (1.414), Penedo (1.016) e União dos Palmares (847), as demais cidades somam o restante. As mulheres representam a maioria das beneficiadas com 13.252 cartões, enquanto os homens receberam 10.670.
A solicitação do cartão pode ser feita pela pessoa idosa. Os documentos necessários são, RG, CPF, comprovante de residência, formulário devidamente preenchido e assinado pelo requerente, comprovante de renda, que será feito mediante a apresentação de um dos seguintes documentos; declaração do Cadastro Único (CadÚnico), com Número de Identificação Social (NIS), carteira de trabalho e previdência social com anotações atualizadas, contracheque de pagamento ou documento expedido pelo empregado, carnê de contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), extrato de pagamento de benefício ou declaração fornecida pelo INSS ou outro regime de previdência social público ou privado.
» MAIS LIDAS
-
1
INSATISFAÇÃO POPULAR
Retrospectiva 2025: caos na saúde e violência marcam gestão Paulo Dantas
-
2
NAS REDES SOCIAIS
Prima de Paulo Dantas e procuradora do Estado reage em defesa do governador contra Marina Cintra
-
3
POLÍCIA
Farmácia do crime: Polícia Civil destrói meia tonelada de medicamentos falsificados em Alagoas
-
4
HIGIENIZAÇÃO COMPULSÓRIA
Após determinação do MP, casa em situação de acúmulo extremo é limpa e reorganizada em Pilar
-
5
TRÊS DIAS DE FESTA
Festa da Natureza reúne multidão e consolida Murici como polo cultural do interior