» Sociedade

Alagoas amplia vacinação contra HPV para usuários de PrEP

Pessoas de 15 a 45 anos que utilizam PrEP agora podem se vacinar nos 102 municípios alagoanos

Vacina contra o HPV - Fotos: Assessoria

Em Alagoas, a partir de agora, pessoas que fazem uso da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) e estão na faixa etária de 15 a 45 anos serão contempladas com a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV). Esta determinação é do Ministério da Saúde (MS) e já está em vigor nos 102 municípios do estado.

Para receber a vacina, basta que a pessoa contemplada compareça ao posto de vacinação municipal mais próximo de sua residência, apresentando a comprovação de uso da PrEP, como o formulário de prescrição ou o Cartão de Seguimento.

Com esta medida, o MS espera reduzir a incidência de casos de HPV, uma infecção sexualmente transmissível que pode causar verrugas genitais e está associada ao desenvolvimento de câncer de colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe.

O HPV é transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas, e também pela via sexual. Como as pessoas que fazem uso da PrEP estão expostas às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a vacinação se torna ainda mais relevante.

Estudos científicos indicam a existência de mais de 100 tipos de HPV, sendo pelo menos 14 considerados de alto risco para o desenvolvimento de câncer. O Estudo Epidemiológico sobre Prevalência Nacional do HPV mostrou que a maior incidência de casos ocorre em homens e mulheres sexualmente ativos, especialmente na faixa etária entre 16 e 25 anos.

Antes desta nova determinação, a vacinação contra o HPV era destinada a seis grupos específicos: crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, pessoas de 9 a 45 anos que vivem com HIV e Aids, pacientes oncológicos, pessoas com Papilomatose Respiratória Recorrente (PRR), transplantados e pessoas de 15 a 45 anos imunocompetentes vítimas de violência sexual.

*Com Assessoria