» Sociedade
Homem acusado injustamente de estupro em Alagoas é absolvido
Defensoria Pública identificou falta de provas e contradições nos depoimentos, resultando na anulação da condenação
Um homem que havia sido condenado a oito anos de reclusão por estupro de vulnerável foi absolvido pela Justiça, após a intervenção da Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE-AL). A decisão aconteceu depois que a DPE identificou a falta de provas e contradições nos depoimentos da suposta vítima.
O caso teve início em fevereiro de 2020, em um município do Sertão alagoano. O homem foi acusado de cometer atos libidinosos e ameaçar uma adolescente de 13 anos. No entanto, durante o processo, a própria adolescente negou ter sofrido qualquer abuso, e outras testemunhas não confirmaram as alegações. A mãe da adolescente também informou que a filha havia se retratado das acusações.
A Defensora Pública Vanessa Santana Ferreira destacou que, ao assumir o caso, percebeu a ausência de evidências substanciais e a necessidade de aplicar o princípio "in dubio pro reo", que estabelece que, na dúvida, o réu deve ser favorecido. Após a apelação, o Tribunal de Justiça de Alagoas acolheu o pedido da Defensoria e absolveu o homem.
Vanessa ressaltou a importância da atuação da Defensoria Pública na correção de erros judiciais. Ela lembrou que tomou conhecimento do caso no último momento possível para recorrer e conseguiu garantir a defesa adequada para o réu.
» MAIS LIDAS
-
1
CAPOTAMENTO
Autoridades confirmam 15 mortes em acidente com ônibus de romeiros na AL-220
-
2
ALAGOAS
Capotamento de ônibus com romeiros deixa mortos e feridos no Sertão de Alagoas
-
3
SÃO JOSÉ DA TAPERA
Governo de Alagoas decreta luto oficial de três dias após tragédia na AL-220
-
4
EDUCAÇÃO
Inscrições para o Fies 2026 seguem abertas a partir desta terça-feira (3)
-
5
ALAGOAS
Polícia Civil instaura inquérito para apurar acidente com ônibus de romeiros na AL-220