» Sociedade

Rayssa Leal expressa sua fé através de gesto proibido nas Olimpíadas de 2024

A Fadinha conquistou medalha de bronze no skate

Rayssa Leal - Fotos: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP

A atleta brasileira Rayssa Leal chamou atenção não só pela conquista de sua segunda medalha olímpica com apenas 16 anos, mas também por expressar sua fé cristã driblando a recomendação do Comitê Olímpico Internacional para que os atletas não falem sobre política e nem religião devido à laicidade do evento.

Através da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), a Fadinha afirmou que “Jesus é o caminho, a verdade e a vida”. Após sua declaração, Rayssa competiu e ganhou a medalha de bronze ao ficar na terceira colocação do skate street.

"Eu fiz porque faço em todas as competições. Para mim, é importante, eu sou cristã, acredito muito em Deus. Ali eu pedi forças e mandei uma mensagem para todo mundo, que realmente Deus é o caminho, a verdade e a vida”, explicou a atleta.

Em 2023, o Ministério de Esportes da França, através da ministra Amélie Oudéa-Castéra proibiu que os atletas falem sobre religião ou política e façam símbolos religiosos. Aqueles que fizerem podem sofrer punições. Entretanto, apesar do risco de sofrer punição a skatista não corre risco de perder a medalha.